Você faz a recuperação de carrinhos de compras abandonados em sua loja virtual?
As estratégias para formação de público, prospecção de clientes e efetivação de venda não difere muito do ambiente físico para o online. Uma pequena loja de shopping, uma grande central de departamentos e um e-commerce traçam um planejamento similar para se posicionarem e cativarem a atenção do público. Algumas especificidades são vistas, não negamos, mas a lógica por trás do negócio se mantém.
Isso significa que os desafios também são similares: posicionamento, valorização da marca, definição de público-alvo, fidelização de clientes, oferecimento das melhores condições comerciais e de serviços exclusivos… Enfim, todas essas etapas fazem parte do tortuoso – e gratificante – processo de estabelecer uma empresa.
Um dos processos mais desafiadores resume-se em convencer o cliente a comprar na sua empresa. Para isso, lojas físicas apostam em marketing visual, investem em vendedores e consultores treinados e oferecem, por fim, condições exclusivas para que a compra seja concretizada, uma espécie de “empurrãozinho”. Incluso nesse empurrãozinho, temos margens de descontos, parcelamentos estendidos, serviços atrelados e, claro, um discurso muito bem formulado pela equipe de vendas.
Para o ambiente online, é possível oferecer condições comerciais satisfatórias e, com o passar do tempo e o advento das novas tecnologias, personalizadas. Mas… E a parte do convencimento? Aquela frase bem colocada que pode reverter uma desistência do cliente? Como operacionalizar algo tão complexo e humano num e-commerce?
Vamos falar sobre isso na publicação de hoje!
Desistências: vamos compreendê-las
Quantas vezes você já desistiu de uma compra depois de colocar os itens desejados no carrinho?
Isso acontece mais frequentemente do que você imagina. Mais precisamente, 71% dos visitantes de uma loja virtual, em média, abandonam suas compras no carrinho, a apenas uma etapa da concretização da venda – isso significa que, a cada R$ 3.000,00 que sua loja virtual fatura, outros R$ 7000,00 podem estar sendo perdidos!
Vamos analisar esse processo, etapa por etapa?
Se um usuário acessou o seu site, significa que seu posicionamento na Internet está em dia – ou, ao menos, caminhando no rumo certo. Seja por impulso, por uma necessidade ou por mera curiosidade, o usuário foi cativado, entrou em sua loja virtual e está a poucas etapas de se tornar um cliente.
Mas o usuário não só visitou seu site; ele navegou pelas páginas, onde teve contato com produtos e suas respectivas imagens e descrições, e até escolheu alguns ao selecioná-los para o carrinho de compras. Isso quer dizer que a experiência fornecida por seu site foi satisfatória, bem como a leitura feita pelo usuário.
E, enfim, a desistência chega! O usuário coloca os itens no carrinho e, em seguida, opta por não comprar ainda, as vezes por distração, por insegurança, por rever as despesas do mês e reconsiderar a compra, porque alguém ligou ou chamou o usuário e ele acabou esquecendo de finalizar a compra… Enfim, os motivos podem ser muitos, e esse processo é considerado até ingrato para um ecommerce remediar, pois não há muito que pode ser feito para convencer o usuário a prosseguir com a compra…
… ou talvez tenha?!
Está se popularizando cada vez mais em lojas virtuais um processo chamado recuperação automática de carrinhos de compras. Com ela, conseguimos substituir aquele vendedor ou consultor focado no convencimento com algumas ferramentas que podem reverter uma eventual venda perdida.
Como isso pode ser feito? Através do CartStack!
O que é o CartStack? Ferramenta de recuperação de carrinhos de compras
O CartStack propõe a recuperação automática do carrinho de compras através de um script simples que capta as informações da seção do usuário através de uma Inteligência Artificial. Isso significa que ele não precisa estar logado no site para ser contado pela ferramenta do CartStack.
Isso por si só já ajuda, pois é muito comum os usuários acessarem apenas quando estão prestes a efetuar a compra. Mas apenas isso não basta, certo?
Confira aqui outras funcionalidades que o CartStack oferece:
- Monitoramento dos carrinhos “abandonados”.
- Contato com os clientes em tempo real através de e-mails personalizados.
- Persuasão através de técnicas empregadas em e-mail marketing para trazer o cliente de volta.
Importante frisar que muitos desses clientes recuperados irão tornar-se clientes assíduos, ou seja, o ganho ultrapassa muito a venda única que seria perdida por conta do carrinho de compras abandonado.
O CartStack insere de forma segura os códigos necessários na plataforma que hospeda sua loja virtual e trabalha automaticamente na recuperação de vendas perdidas. Através de um painel de controle disponível no site oficial da CartStack, você acompanha o valor acumulado a partir das vendas recuperadas e compara o número de carrinhos perdidos com o número de carrinhos recuperados, e-mails enviados, número de e-mails lidos, dentre outros.
Essa transparência é muito importante, pois só assim é possível acompanhar o desempenho da ferramenta e definir, através da análise do mesmo, se ela está sendo benéfica para seu e-commerce.
Outro fator importante e que merece ser citado: o CartStack é compatível com praticamente todas as plataformas de hospedagem de sites! Ou seja, se você tiver interesse em usar a ferramenta, poderá fazê-lo sem nenhuma limitação!
Você já conhecia o CartStack? Caso sim, qual sua opinião sobre ele? Caso não, pensa em emprega-lo junto das estratégias comerciais de sua loja virtual? Compartilhe suas visões e experiências com nossa comunidade através da seção de comentários!
As imagens do artigo são de autoria dos fotógrafos: Bruno Kelzer, David Clarke, rupixen.com e freestocks. Estão disponíveis no Unsplash.
Este artigo foi escrito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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