Muito se fala sobre o Google Analytics, que analisa o comportamento dos usuários durante a navegação em sites, mas e quanto ao Google Search Console? Você já ouviu falar dele? Sabe de suas funcionalidades e como ele pode ajudar sua loja virtual?
Vital para compreender como seu site é visto pelo Google, a ferramenta Google Search Console analisa como os usuários chegaram em seu site; as informações que o beneficiaram e foram definitivas para que sua loja virtual fosse encontrada, e os dados que, por estarem incompletos ou mal processados, não colaboraram para a visibilidade de sua página.
Percebe o quão importante o Google Search Console pode ser para seu e-commerce? É por conta disso que dedicaremos a publicação de hoje para falar sobre essa ferramenta.
O que é o Google Search Console?
Vamos para informações um pouco mais específicas: Trata-se de uma ferramenta disponibilizada gratuitamente pelo Google. Inicialmente nomeado Webmaster Tools, o Google Search Console teve sua identidade modificada graças a democratização da informação, o que torna o termo “técnico” que a palavra Webmaster traz obsoleto e incompatível com o atual cenário da construção e manutenção de sites.
Após uma repaginação em 2018, o Google Search Console foi lançado em versão Beta para, no final daquele mesmo ano, ser oficialmente disponibilizado ao público. A migração de serviços como AMP, Links, Index Status, Manual Actions, Rich Cards, Search Analytics e o Mobile Usability tornou a interface mais completa e funcional, reunindo diversas funções numa só ferramenta.
Todas essas funções colaboram para um objetivo em comum: Permitir a análise do tráfego de seu site através de relatórios, focando especificamente no desempenho das pesquisas e como sua página se comporta ao aparecer como resultado das mesmas.
Search Console e o SEO
Muito utilizado em SEO (Otimização para Buscadores), o Google Search Console mostra como seu site pode conquistar posições mais avançadas nas listas de resultados obtidos em mecanismos de busca, além de evidenciar o caminho para corrigir eventuais problemas que estejam afetando negativamente o desempenho da página.
Vamos conhecer como a ferramenta funciona na prática?
Funcionalidades do Google Search Console
Muitos aspectos podem impactar o SEO de sua loja virtual, e o Google Search Console tenta elencar todos eles para que você tenha uma visão completa de como seu site se comporta perante os usuários e, direta e indiretamente, para o próprio Google.
Inicialmente, são avaliadas as seguintes questões:
- Indexação das páginas pelo Google: Por indexação, entenda a leitura e armazenamento dos dados de sua página que são coletadas pelo Google. Se houver algum tipo de problema envolvendo a disposição das informações da página, o Google Search Console exibe-os, junto de propostas de soluções.
- Site infectado por vírus ou malware: Análise muito importante, visto que pode impedir que seu site dissemine vírus para quem o acessa. Muitas vezes sequer sabemos se fomos vítimas ou não de algum malware, o que prejudica o posicionamento nos buscadores de forma silenciosa, sem termos noção do problema.
E também:
- Melhoria de tags: Uma das maneiras que o Google faz a leitura ou indexação da página é através das palavras-chaves ou tags. Além disso, esses são os dados cruzados com as pesquisas feitas por usuários que, caso haja similaridade entre o que é buscado e o conteúdo oferecido, elenca a página como resultado da pesquisa. Quanto mais próximo e relevante for o conteúdo, mais bem posicionado estará o site.
- Comportamento do tráfego: Em quantas pesquisas sua loja apareceu? O que os usuários pesquisam normalmente para obter seu site como resultado? Quais páginas do site são mais acessadas? Quantos cliques (CTR – Click Through Rate ou Cliques por Exibição) sua loja virtual teve em buscas orgânicas? Quanto tempo os usuários permanecem em seu site? Todas essas informações são analisadas pelo Google Search Console e disponibilizadas através de relatórios para que você compreenda o comportamento do tráfego do seu site.
Em linhas gerais, compreender claramente como seu site é indexado pelo Google é a melhor maneira de compreender se sua estratégia de SEO está sendo bem sucedida – e é aí que entram as agências especializadas em SEO.
Um serviço profissional faz toda a diferença
Como nos referimos no início da publicação, há uma democratização da informação, tornando-a acessível a todos. Apesar disso, os profissionais do ramo são, muitas vezes, o diferencial em uma página, tornando-se responsáveis pelo bom desempenho da mesma em SEO.
A Agência SOFT, além de colocar em práticas as estratégias de SEO, alinhadas às exigências dos buscadores e as particularidades de cada plataforma responsável pela hospedagem dos sites, monitora também o desempenho de cada uma delas, compreendendo de maneira prática e direta o impacto gerado para a página e como a mesma se comportou dentro da lista de resultados gerada pelo Google.
Mais do que saber o que está errado, trabalhar com agilidade e conhecimento em cima das melhorias é o que faz a diferença. Nos planos de consultoria oferecidos pela Agência SOFT, o Google Search Console desempenha um papel fundamental e é constantemente monitorado, a fim de garantir o aproveitamento das estratégias de SEO e, com isso, colaborar para o posicionamento de sua loja virtual nos mecanismos de busca.
Você já havia considerado o Google Search Console como uma ferramenta para auxiliá-lo em SEO? Já utilizou-a e obteve resultados satisfatórios? Compartilhe suas dúvidas e opiniões com nossa comunidade através da seção de comentários!
Este artigo foi escrito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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