Com mais de uma década dedicada ao atendimento a lojas virtuais, criação de lojas virtuais e consultoria especializada em SEO, a Agência SOFT se posiciona como um dos principais players do mercado e une excelência no atendimento, personalizando-o às necessidades do cliente, e o compromisso com a qualidade na prestação de serviços.

Sim, sabemos que é fácil vender o próprio peixe – e acabamos de fazê-lo nesse primeiro parágrafo. Mostrar o porquê de sermos a melhor opção, porém, não é uma tarefa lá muito simples. Não se trata apenas de convencer o cliente, pois sabemos que um discurso bem moldado pode fazê-lo; é mostrando seu valor através do serviço e da aplicação de estratégias.

Com isso em mente, explicaremos hoje como funciona nossa consultoria de SEO, o principal serviço que temos disponível para a sua loja virtual neste ano de 2021.

Por que devo me preocupar com SEO?

Imagine que você acabou de abrir uma loja em seu bairro. Você ainda não tem clientes e precisa divulga-la para o público da região. Dentre as estratégias possíveis, estão a distribuição de flyers informativos, propagandas em outdoors e compartilhamento de conteúdo nas redes sociais.

Quando se constrói um e-commerce, como fazer uma divulgação apropriada? Será que seria eficaz uma propaganda em outdoor? Quantas pessoas veriam em comparação com o número de clientes que uma loja virtual pode atingir? Um número ínfimo, sem dúvida. É para chegar a um público maior que os sites de buscadores, como Google, Bing, Yahoo e outros existem. Se o site aparece logo nos primeiros resultados das buscas, a chance de ser visto aumenta exponencialmente.

O SEO, Search Engine Optimization (ou otimização para buscadores), ajuda um site a ficar entre as primeiras posições dos buscadores. Trata-se de um conjunto de estratégias que provam ao Google que o site possui valor, um conteúdo que pode contribuir em informação e experiência e, por isso, merece ter um destaque.

Mas o que contribui para o SEO de um site? É nesse tipo de consultoria que a Agência SOFT se especializou!

Os serviços da SOFT no segmento de SEO

A SOFT oferece um serviço de periodicidade mensal focado na otimização constante dos elementos de SEO nas lojas virtuais, atuando em diversas frentes que contribuem ou atrapalham o desenvolvimento de SEO, se mal trabalhadas.

Primeiramente, o acompanhamento da posição do e-commerce no Google é constante. Realizado através do SEMrush, Ahrefs e outras ferramentas especializadas em métricas de SEO, o acompanhamento permite mensurar a eficiência das estratégias em determinados períodos e concluir, comparativamente, como está sendo a evolução da loja virtual. Reforçamos aqui que as estratégias em SEO costumam levar de três a seis meses para mostrar resultados.

E por que tanto tempo?

Porque o Google valoriza frequência. Não adianta você dedicar um esforço único em desenvolver o SEO de seu e-commerce se ele não será constante. O Google nota os esforços rasos e não retribui com melhores posicionamentos, portanto fique esperto com isso!

E o que a SOFT faz para melhorar o SEO de uma loja virtual?

Vamos falar sobre a experiência do cliente, colocando você, leitor, no lugar dele. Quando você entra em um site, independente da finalidade, qual é a primeira coisa que você espera? Uma boa experiência de navegação. O site precisa carregar rápido, os links precisam funcionar corretamente e o direcionamento que a página dá deve ser fidedigno – ou seja, se clico na opção “Fale conosco”, espero ser direcionado à página com os dados de contato do site.

Para garantir essa boa experiência de navegação que mencionamos, a Agência SOFT investe em SEO Estrutural e Performance de SEO, que nada mais são do que a revisão da estrutura da loja virtual e a verificação da infraestrutura de hospedagem e servidores, respectivamente. Estando tudo ok nessa etapa, que é verificada com frequência, é possível passar para a fase mais definitiva, que envolve as estratégias e as produções de conteúdo para a loja virtual.

Os planos oferecidos pela SOFT podem incluir, por exemplo, a revisão das descrições dos produtos vendidos ou serviços prestados, bem como otimização das categorias de tudo que é ofertado. Aqui, inclui-se a necessidade de criação de um texto original, sem copiar de terceiros – o Google odeia plágios – e a preferencia por imagens com boa resolução, o que contribui com a experiência visual do usuário e potencial cliente.

Outra maneira da loja virtual ter uma leitura adequada por parte dos robôs do Google é através das palavras-chaves. Muito mais do que simples hashtags em redes sociais, as palavras-chaves resumem o que seu site oferece em produtos e serviços. Logo, se você está inserido no segmento de eletrodomésticos e um usuário buscar por uma geladeira no Google, sua loja virtual aparecerá como resultado se a estratégia de palavras-chaves estiver bem empregada. Para tal, a SOFT propõe a formulação de palavras-chaves eficientes como parte da otimização de todos os elementos da loja virtual.

Por fim, a Agência SOFT investe também em SEO Content, a produção de conteúdo de valor para a loja virtual e que contribua com a interação entre e-commerce e Google. Isso pode ser feito através da construção de um blog próprio, onde um conteúdo autoral e muito bem vindo pelos buscadores pode ser publicado num determinado período, como diariamente, duas vezes por semana, semanalmente, dentre outros. Além disso, a SOFT foca também na divulgação da loja virtual em outros sites através de Link Building. Esse tipo de indicação não é só bem vista apenas pelo Google, como pode aumentar o alcance da propaganda do seu e-commerce com público.

Ficou interessado? Nos colocamos a disposição para esclarecer dúvidas, e convidamos para que continuem nos acompanhando em nosso blog!