A internet é a porta de entrada para muitas empresas oferecerem seus produtos online. Mas isso não quer dizer que seja simples se tornar a escolha dos consumidores. Por isso, entender o que são marketplaces é importante como primeiro passo para sua marca ser encontrada no digital.

A forma mais fácil de entender o que são é pensar no shopping local. São várias lojas de diferentes departamentos que oferecem diversidades de produtos aos consumidores. Eles, por sua vez, podem escolher quais as lojas que mais os agradam e oferecem o melhor produto. Os marketplaces funcionam da mesma forma, mas no digital.

Se você já vende ou quer vender produtos na internet, o marketplace é uma ótima opção. Ele traz muitas vantagens para colocar a sua marca no digital. Por isso, vamos explicar melhor como eles funcionam e como ajudam você a vender mais.

O que são Marketplaces?

Os marketplaces são plataformas que reúnem várias marcas no mesmo lugar. Uma empresa grande, como a Magazine Luiza, abre espaço para que outras marcas disponibilizem seus produtos dentro da sua plataforma. Invés de um shopping local se torna um shopping online.

Para os consumidores é uma ótima oportunidade de comparar preços, marcas e produtos. Além disso, podem comprar tudo o que quiserem no mesmo lugar, ou seja, economizam tempo na hora da compra. Com isso, você já sabe que terá muitos concorrentes e precisa se preparar para entrar nesse jogo. Vale a pena ficar atento aos preços, qualidade, atendimento e avaliações de clientes.

Ao decidir pela plataforma online, outra importante característica precisa ser levada em consideração antes da escolha do marketplace ideal. Você encontrará plataformas segmentadas e outras que não são. Afinal, o que isso quer dizer?

Agora que você entendeu o que são marketplaces, é preciso definir sobre a segmentação. Quando o marketplace é segmentado significa que oferece apenas uma linha/nicho de produtos. Por exemplo: uma plataforma online só de produtos de cabelo. Outra opção são as plataformas que oferecem produtos de vários departamentos. Por exemplo: Mercado Livre, Amazon, Walmart, Netshoes, Americanas e Magazine Luiza.

 

Foto de Tuur Tisseghem
Foto de Tuur Tisseghem

Principais vantagens dos marketplaces

Redução nos processos

Ter um e-commerce não é algo tão simples, não basta procurar uma plataforma para cadastro e pronto. É preciso cuidar do design, frete, transporte, embalagem, forma de pagamento, marketing, divulgação, entre outros processos. Com o marketplace você consegue diminuir muitas dessas etapas, o que é muito importante principalmente se estiver no início da sua marca. Então, é uma excelente oportunidade para se preparar mais para todas as etapas sem deixar de vender.

Aumenta a visibilidade

Nenhuma marca começa reconhecida no mercado. É preciso caminhar um certo tempo para conquistar a confiança dos consumidores. Com o marketplace, a marca recebe a visibilidade daquela plataforma.

Por exemplo: Você tem uma loja online que vende produtos para pets. No início é muito difícil começar com as vendas lá em cima no e-commerce, porque ainda não tem reconhecimento no mercado. Agora, se você entende o que são marketplaces e escolhe, por exemplo, o Mercado Livre para cadastrar seus produtos, a sua visibilidade já começa lá em cima e as vendas podem chegar de forma rápida.

Diminuição dos custos

Com o marketplace você não tem os mesmos custos que teria em manter uma loja virtual sozinho. O investimento em tráfego, marketing, divulgação, tecnologia, entre outras coisas são reduzidos.

É preciso combinar com a plataforma de marketplace. Ou seja, é necessário entender a sua participação nos custos. Mas de qualquer forma fica bem mais barato do que se investisse sozinho.

SEO dentro dos marketplaces

O SEO permite que o seu site apareça nas plataformas de buscas como o Google. É um trabalho de médio a longo prazo, ou seja, não é rápido ganhar essa popularidade. Agora, com o marketplace você já recebe esse SEO pronto da plataforma. Afinal, marketplaces como a Amazon já carregam uma popularidade e tanto nos sites de buscas. Agora, se você buscar fazer o SEO da sua loja virtual, este artigo pode ser o melhor caminho.

 

Estar num marketplace é importante para criar fluxo de vendas
Estar num marketplace é importante para criar fluxo de vendas

Vale realmente a pena investir em um marketplace?

Agora que você já sabe o que são marketplaces é mais fácil decidir se vale ou não a pena investir nesse mercado. Para uma marca nova é muito importante fazer parte de uma empresa já reconhecida no mercado. E para uma marca que já possui certa visibilidade é interessante investir em quantos canais puder para se tornar cada vez mais presente, ou seja, aumentar as chances de venda.

Com tudo, não é interessante depender apenas do marketplace. Ele vale muito a pena, mas é importante crescer o e-commerce da empresa. É o momento que o SEO começa a trabalhar. O marketplace já empresta para o seu site uma popularidade gratuita. Afinal, da plataforma o cliente pode acessar a sua loja virtual. Só que você não pode depender apenas disso. Lembra da concorrência? Você precisa sair na frente. Por isso, é importante investir em SEO, seja contratando profissionais que façam para você ou profissionais competentes que sejam capazes de guiar você através de uma consultoria, como a que Agência Soft oferece.

O marketplace vale a pena, mas você precisa analisar as melhores opções para você e para o seu público. Não esqueça que possui uma taxa sobre a venda, que pode variar de 12 a 18%, então é preciso avaliar com cuidado.

Outro ponto importante é decidir a segmentação: o seu público prefere acessar apenas do seu segmento ou costumam aproveitar lojas de departamentos? São informações que fazem diferença na decisão. Lembrando que você não precisa decidir apenas por um marketplace. Deixe sua marca em todos os lugares que possuem credibilidade.

A foto que ilustra este artigo é de Demian Smit e está disponível no Pexels