Aproveitar a Internet para vender produtos e serviços é quase mandatório. Quem deixa de aproveitar a plataforma que a rede mundial de computadores proporciona, deixa de explorar um amplo segmento do mercado e acaba por se tornar obsoleto, sem a mesma competitividade que os concorrentes que desenvolveram uma loja virtual.

Apesar das possibilidades com a Internet serem inúmeras, é necessário tomar o devido cuidado para não se perder em meio a tantas opções. Sendo assim, compartilharemos na publicação de hoje cinco de dez dicas essenciais para o desenvolvimento e o estabelecimento de um excelente e-commerce.

Recentemente já falamos sobre 10 dicas para quem está criando a sua primeira loja virtual. Você já conferiu nosso artigo?

Vamos lá?

1 – Pesquise o Mercado.

Essa dica não serve apenas para lojas virtuais. No desenvolvimento de um negócio, é muito importante compreender o segmento em que o mesmo está inserido. Qual a faixa de preço praticado? Qual o perfil do cliente que procuraria pela sua empresa? Como a concorrência atua? Como são as condições comerciais com eventuais fornecedores? Qual a margem de lucro de cada transação comercial?

Com a obtenção dessas respostas, é desenvolvida a inteligência de mercado dentro da sua empresa. Isso irá ajuda-lo a criar estratégias que auxiliam no crescimento da empresa e no enfrentamento de obstáculos que possam vir a surgir. Para o seu site, especificamente, é possível definir a organização das informações, disposição dos produtos e serviços e até alguns detalhes do layout através da pesquisa de mercado.

Após esse primeiro passo, um pouco mais generalizado, é necessário se aprofundar em cada pilar que sustentará seu negócio. A identificação do perfil do cliente é, sem dúvida, um dos principais.

2 – Conheça seus Consumidores.

Parece até uma dica genérica, mas pense bem: você conhece, de fato, os seus clientes? Já parou para pensar como ele se comporta, em qual momento procurará sua empresa, como a atenção dele é cativada?

Através desse estudo, é possível definir, também, o fator definitivo para um cliente em potencial optar pela sua empresa. Talvez ele busque um atendimento diferenciado, ou excelência em produtos e serviços… Ou, então, a decisão seja baseada puramente em preços ou disponibilidade imediata de produtos. Enfim, saber equilibrar todos esses pratos ao mesmo tempo é o malabarismo necessário para administrar os interesses de seus consumidores, atender suas demandas e, por consequência, vender mais.

Aplicando esses conceitos para sua loja virtual, pode-se definir estratégias de marketing, promoções, a maneira com que cada produto ou serviço será anunciado, quais fretes serão oferecidos ao público, formas de pagamento, condições de faturamento, estabelecimento de padrões de atendimento, dentre outros.

Viu? Até que essa dica não é tão genérica assim…

3 – Escolha a plataforma ideal.

Focando na parte mais técnica de seu e-commerce, a escolha da plataforma faz toda a diferença para a saúde da loja virtual. Basicamente, de nada adianta traçar estratégias para se destacar entre a concorrência e atingir uma fatia considerável do mercado, atendendo todas as demandas que venham a surgir por parte do seu público, se a plataforma que hospedará tudo isso não der conta do recado.

Já falamos sobre isso em outra publicação – clique aqui para acessá-la. Mas, resumidamente, a melhor plataforma é aquela que garanta o bom funcionamento de sua loja virtual, permita atualizações pontuais quando necessário e, principalmente, não apresente bugs ou problemas que afetem a experiência de compra de seu cliente. De nada adianta ter um produto fantástico ou um serviço excelente, se o contato com eles através do site não for satisfatório.

4 – Escolha a melhor Agência.

Outro ponto mais técnico, mas que também faz toda a diferença, é a agência que prestará o serviço para sua empresa. Basicamente, você quer um parceiro que faça a construção do e-commerce de maneira eficaz, transparente e com qualidade, mas também deve pensar no médio a longo prazo.

E o que queremos dizer com isso? Bem, ter uma loja virtual pronta é uma coisa, mas mantê-la online, com um bom funcionamento e sem apresentar problemas já é mais desafiador. Logo, um fornecedor que atenda suas necessidades nesse sentido é muito importante, principalmente quando consideramos a longevidade de seu negócio e, consequentemente, da página que o representa na Internet.

Quer se aprofundar um pouco mais nesse assunto? Basta clicar aqui, e acessar uma publicação onde detalhamos um pouquinho mais sobre a importância de ter uma boa agência assessorando-o.

5 – Tenha um layout acessível por Smartphones.

O Panorama do Comércio Móvel no Brasil mostra que 85% dos brasileiros que possuem um smartphone compram online. Além disso, a preferência pelo mobile cresce exponencialmente, e ter um layout que não é bem recebido por celulares o manterá de fora de uma fatia importante do mercado. Nas últimas semanas publicamos um artigo que fala sobre A importância dos smartphones para o Comércio Eletrônico.

Designs responsivos cada vez mais tem deixando de ser um diferencial; é o básico para atender um público que, cada vez mais, acessa a Internet pelo celular e utiliza o aparelho para realizar suas compras. Uma prova disso é a quantidade de grandes sites de venda que estão desenvolvidos aplicativos específicos para compras, visto que estes apresentam especificidades próprias para o ambiente mobile e auxiliam na experiência de compra.

Ou seja, quando estiver criando sua loja virtual com alguma agência, lembre-se de debater se o site será compatível também com aparelhos mobile.

E aí, está gostando das dicas que compartilhamos até agora? Continue nos acompanhando, pois logo publicaremos a segunda parte dessa postagem, com mais cinco dicas essenciais para qualquer e-commerce. E, nesse meio tempo, interaja conosco através da seção de comentários, compartilhando suas dúvidas e sugestões!

Artigo escrito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.

A imagem incluída neste artigo é de autoria de Igor Miske e está disponível via Unsplash.


Carlos Zamora

Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.

Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.

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