Se você ainda não sabia disso, vamos reforçar: deixar de considerar a Internet para incrementar as vendas de sua empresa em pleno século XXI representa uma perda considerável de dinheiro. Isso acontece porque já é de costume do público “dar aquela olhadinha no Google” antes de decidir pela loja que fará suas compras – e, se você não possui uma plataforma de e-commerce para sequer estar listado em buscadores, deixa de atingir uma parcela considerável do mercado que poderia, sim, optar pela sua empresa.

Além disso, a estrutura de uma loja virtual apresenta condições favoráveis para uma venda diferenciada, seja no oferecimento de produtos, preços mais atrativos, envios rápidos, dentre outros. São mais possibilidades de encantar o cliente a fim de fidelizá-lo.

Essa boa prática deixa de ser positiva, porém, quando você escolhe uma plataforma inadequada, visto que o investimento em uma loja virtual não é dos menores, ou seja, os resultados devem ser promissores para compensar essa aplicação específica do seu capital.

Sendo assim, iremos ajudá-lo nessa publicação a escolher uma boa Plataforma de E-commerce para o seu negócio. Mas, antes de irmos direto ao ponto, é preciso compreender em qual estágio do processo “iniciar um e-commerce próprio” você está.

Por qual momento sua empresa está passando?

Por qual momento a sua empresa está passando?

Talvez, você já tenha realizado algumas vendas pela Internet através de marketplaces, como Mercado Livre, Dafiti, B2W, dentre outros. Mas as comissões que devem ser pagas às plataformas já não parecem mais tão atrativas, fazendo-se necessária a criação de uma estrutura própria como um canal de vendas alternativo. Esse cenário é classificado como intermediário, onde o público já é conhecido, bem como a melhor maneira de chegar até ele, mas a busca por uma loja virtual própria existe.

Ou então, você nunca vendeu nada pela Internet. Sua empresa possui um espaço físico e você, atento às tendências do mercado ou talvez até convencido pelo conteúdo dessa publicação, decide começar a trabalhar na presença do seu negócio na Internet através de uma loja virtual. Isso coloca-o num estágio inicial, onde os primeiros passos são dados e as escolhas devem ser ainda mais cautelosas.

Por fim, talvez você já possua uma plataforma de e-commerce, porém está decidido a mudá-la por conta de eventuais problemas técnicos que tem passado, ou pela obtenção de resultados aquém do esperado, ou até pela ausência do suporte desejado. Nesse caso, temos uma empresa num estágio já avançado, que possui uma presença online e, agora, precisa lapidá-la.

Dependendo do momento que sua empresa está passando, teremos uma plataforma de e-commerce mais ou menos indicada para atendê-la. Vamos conhecer os diferentes tipos e opções disponíveis no mercado?

Plataforma de E-commerce: Open source ou Proprietária.

Primeiramente, vamos compreender as principais diferenças entre plataformas open source e proprietárias?

As plataformas open source possuem, como o próprio nome diz, códigos abertos. Isso significa que diversos profissionais podem prestar suporte para sua empresa devido à utilização de um código pronto, ou até mesmo você pode se responsabilizar por isso, caso tenha o preparo e conhecimento necessários para tal. Normalmente, a evolução tecnológica é mais acelerada, bem como a implementação de novas funcionalidades. Outro ponto positivo é a garantia de que o sistema permanecerá funcionando, independente do que acontecer com a empresa que o desenvolveu.

Dentre as principais plataformas open source existentes, temos:

Magento

Loja Virtual Magento - Tenda dos Tapetes

Com aproximadamente duzentas e cinquenta mil lojas publicadas, a Magento representa um dos melhores custos-benefícios do mercado. Uma das líderes no segmento, sedia lojas virtuais da Coca-Cola, Burger King, Saraiva, Riachuelo, Samsung, dentre outros. Um dos principais diferenciais da Magento é a flexibilidade, permitindo a adequação de pequenos negócios até grandes empresas, além da variedade de formas de pagamento e integração com redes sociais. Apresenta alto desempenho, referência em segurança e uma infinidade de extensões, além da possibilidade de criação de temas a partir do zero.

A Agência SOFT é especialista em Otimização de SEO para Lojas Virtuais Magento. Um dos clientes que utilizam esta plataforma a tem o SEO otimizado continuamente por nossa equipe é a Tenda dos Tapetes.

Prestashop

Uma plataforma de e-commerce gratuita com funcionalidades similares às da Magento, como administração de produtos cadastrados, gestão de clientes, integração com marketplaces, dentre outros. No quesito desempenho, deixa a desejar em comparação com a Magento devido a sua estrutura simplificada e acessível. Apesar disso, tanto a Prestashop como a Magento são indicadas para empresas no período inicial de construção de suas lojas virtuais.

Um dos nossos clientes de SEO em Portugal utiliza a plataforma Prestashop para a sua loja virtual.

Shopify

Oferece praticidade e facilidade na gestão de vendas de seu negócio. Indicada para quem não deseja se preocupar com a parte técnica do gerenciamento, essa plataforma de e-commerce traz consigo os prós e contras dessa característica, que se resumem na facilidade na administração das questões mais técnicas, junto das limitações acarretadas, que incluem desde desempenho prejudicado de alguns subdiretórios em SEO à necessidade de buscar por exclusividade em domínios através de ferramentas terceiras – o que acontece, no geral, com outras plataformas open source.

As plataformas proprietárias, por sua vez, trabalham sob demanda no desenvolvimento de códigos personalizados. Logo, sua empresa fica vinculada à desenvolvedora, visto que não é possível obter suporte fora dela. Como consequência, você não precisa se responsabilizar por eventuais questões ou problemas que venham a surgir no futuro.

Veja abaixo as principais plataformas proprietárias:

VTEX

Loja virtual VTEX - Pense Dentro da Caixa

Com operação presente em dezesseis países, a VTEX responsabiliza-se pela infraestrutura da sua loja virtual. Com mais de mil e quinhentos clientes, desenvolve novas tecnologias de maneira constante, incluindo a Smart Checkout, que facilita a primeira compra dos clientes em sua empresa. Manteve-se estável durante picos de acesso durante eventos comerciais populares como o Black Friday, o que reforça o compromisso da empresa com a qualidade.

A Pense Dentro da Caixa é cliente de SEO da Agência SOFT e utiliza a plataforma VTEX.

Tray

Uma das principais plataformas de e-commerce proprietárias, a Tray traz algumas integrações especiais como o Desk360, que centraliza o atendimento ao cliente em sua loja virtual através de e-mail, formulários de contatos e chats, e o EasyCheckout, com a proposta do login inteligente, inclusive através de redes sociais, e o pagamento facilitado one step, ideal para segmentos B2B.

Loja Integrada

Voltada para pequenas e médias empresas, a Loja Integrada traz recursos importantes, desde a parte de integrações até possibilidades de marketing on page e gestão. Permite que você foque nas estratégias de crescimento do seu negócio devido a interface facilitada, oferecendo acesso simples e preço acessível a iniciantes.

Resumindo…

Ficou claro que cada modelo de plataforma de e-commerce possui seus prós e contras. Enquanto recorrer aos líderes do mercado representa uma estratégia segura, preocupar-se também com a equipe que irá assessorar a criação da loja virtual é vital.

De nada adianta você recorrer a uma plataforma open source, por exemplo, se a criação da loja virtual não for realizada da maneira correta, ou com uma prestação de suporte não satisfatória. Por outro lado, toda a segurança de uma estrutura proprietária pode ruir se a empresa responsável pelo desenvolvimento não souber o que está fazendo.

Logo, pense em plataformas, mas lembre-se também da equipe assessora. Ela será fundamental para a participação devida do seu negócio na Internet.

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