Todas as lojas virtuais possuem, ao menos, uma meta em comum: entrar para a primeira página do Google. Chegar a este resultado não é fácil, mas é possível através de excelentes técnicas de SEO e através de ótimos anúncios. Ou seja, pesquisa paga e orgânica. Mas, afinal, qual a diferença entre elas e como saber qual delas é a melhor para sua loja virtual?

É muito importante entender o que significa, para saber qual o melhor momento para aplicar cada uma dessas técnicas. Por isso, reunimos informações interessantes que ajudarão você a entender de uma vez por todas o que é pesquisa paga e orgânica.

O que é a pesquisa orgânica?

A pesquisa orgânica ou o resultado orgânico é quando a sua loja virtual aparece no Google de forma natural. Ou seja, você não paga nada para aparecer ali. É claro que, com isso, não é tão fácil conquistar esse espaço. Porém, mesmo que pareça difícil, uma boa técnica de SEO e com paciência, o seu e-commerce pode entrar no jogo do Google. E o mais importante é que são os resultados mais relevantes, ou seja, é neles que as pessoas mais clicam. Isso acontece pela confiança no Google: “Se foi o Google que indicou, com certeza é bom”.

O Google analisa diversas características do site, para saber se ele realmente é valioso para o usuário. Por isso é necessário seguir algumas estratégias importantes baseadas no algoritmo do Google, mas sem esquecer do usuário. Afinal, é ele que o Google valoriza.

O que é a pesquisa paga?

Diferente da pesquisa orgânica, a pesquisa paga você precisa investir um valor para ter um espaço no Google. Os links patrocinados aparecem acima dos resultados orgânicos, mesmo que seja uma loja iniciante. A diferença é que o Google deixa claro o que é anúncio e o que é resultado orgânico.

 

 

Os benefícios da pesquisa orgânica

O resultado orgânico traz um conjunto de benefícios para a loja virtual e é ideal para quem deseja ter uma marca forte no mercado. Afinal, o usuário entende que a marca chegou até ali por ser relevante naquele assunto pesquisado sem precisar pagar por aquele espaço. Com isso, os usuários confiam mais na indicação do Google, o que gera mais vendas para a sua loja virtual. Então, sem dúvidas, esse é o principal benefício. Porém, muitos outros existem.

Como a marca não paga por aquele espaço, outro benefício é não precisar investir dinheiro em anúncios no Google. Ou seja, o seu e-commerce aparece de forma gratuita nos resultados de busca. Isso acontece a partir das técnicas de SEO.

Para conquistar espaço no Google através do resultado orgânico não é fácil. Afinal, são tantas marcas no mercado do mesmo segmento que é preciso ter algumas “regras” para o Google definir quais delas aparecerão primeiro. Por isso, seguir todas as técnicas informadas é fazer um ótimo trabalho com a sua loja virtual. Caso você não entenda e não saiba como aplicar essas técnicas é importante investir em um profissional que possa ajudar. Então, não é fácil conquistar espaço no Google com resultado orgânico, mas, quando isso acontece, a loja virtual só tende a crescer cada vez mais.

 

 

Os benefícios da pesquisa paga

A pesquisa paga tem benefícios importantes e que valem muito a pena. O primeiro é o alcance de resultados mais rápidos. Ou seja, é uma oportunidade de ter cliques mais rápidos através dos links patrocinados.

E mesmo que pague ao Google, não é ele que impõe o valor que será investido. É você que decidirá quanto investirá em determinadas campanhas (links patrocinados). Além disso, você consegue definir o público que deseja atingir com aquele anúncio. Ou seja, o link do seu produto chega exatamente no seu cliente ideal através das pesquisas de termos específicos.

Lembrando que a pesquisa paga deve ser usada junto a pesquisa orgânica. Ou seja, com anúncios bem feitos e uma ótima estratégia, os resultados serão ainda mais evidentes.

Como é realizada a pesquisa orgânica

Ao acessar o site de busca, o usuário digitará a palavra que ele tem interesse em pesquisar. No marketing, o termo pesquisado é chamado de palavra-chave. Em seguida, o usuário terá acesso a todos os resultados sugeridos pelo Google. Os primeiros a aparecerem são os links pagos (anúncios) e depois os resultados orgânicos.

Para ter um espaço relevante no Google é preciso seguir algumas estratégias importantes:

  • Palavras-chaves ideais

Os termos que os usuários buscam são as palavras-chaves. Então, é essencial realizar pesquisas daquelas mais procuradas e que estão relacionadas aos seus produtos. Em seguida, trabalhar muito em cima de cada uma delas.

  • Técnicas de SEO

Técnicas direcionadas para o desenvolvimento de um bom site e produção de conteúdos com qualidade. O Google avalia cada aspecto do site e decide se ele vai ou não incluí-lo na primeira página de pesquisa. Por isso, o investimento em SEO é fundamental caso você não saiba como fazer.

  • Conteúdos de qualidade

Uma das principais formas de conquistar espaço no Google é o conteúdo relevante. Quanto mais pensado no público e em resolver o problema dele, melhor é. Ou seja, os conteúdos do site, seja blog ou descrição de cada produto da loja virtual, precisa resolver o problema do usuário.

 

 

Como é realizada a pesquisa paga

O Google Ads é a principal ferramenta utilizada para a pesquisa paga. É uma plataforma do próprio Google para divulgar os produtos da sua loja virtual de um jeito rápido. Você paga apenas se clicarem nos seus links patrocinados, visualizarem o conteúdo ou entrarem em contato com a empresa.

Como é possível filtrar bem o público, a ferramenta faz com que o seu anúncio seja exibido para as pessoas certas e no tempo certo. Para melhorar os resultados é preciso seguir estratégias. Algumas delas são:

  • O investimento baseado na localização geográfica

Cada anúncio é uma campanha, e o desempenho de cada uma delas pode variar de acordo com a localização geográfica. Por isso, é muito importante ativar o recurso do Google Ads que permite um ajuste nos lances dos links patrocinados. Ou seja, se perceber que o desempenho não está interessante, avalie se vale a pena aumentar o investimento ou se aquela localidade não é tão forte nos resultados como esperado.

  • As palavras-chave nos títulos dos anúncios e no corpo do texto

É importante usar as palavras-chaves nos títulos dos seus anúncios, mas a sua loja virtual também ganha relevância se souber utilizá-las no corpo do texto. Quando você inclui as palavras-chaves no texto, o Google negrita automaticamente e isso chama a atenção dos usuários.

  • Teste muito as suas campanhas

É possível criar várias alternativas de anúncios para descobrir qual delas apresenta o melhor desempenho. Então, você consegue testar diferentes títulos, textos, palavras-chaves e links antes de divulgar a campanha de fato.

Durante a campanha é preciso ficar atento ao desempenho dela. Você pode avaliar se é necessário aplicar alguma melhoria e até mesmo realizar novos testes. Ou seja, é preciso ficar atento antes e depois que a campanha estiver rodando.

 

A diferença entre Google Ads e Ads Social

Quando você anuncia através do Google Ads significa que o público que procura está em uma fase mais avançada. Ou seja, ele já sabe o que quer e mostra isso através das pesquisas de palavras-chaves. Por exemplo: Se uma pessoa procura por um tênis de determinada marca, significa que ele já sabe exatamente o que quer, mas está atrás de outros detalhes do produto, como preço e modelos.

Já na hora de anunciar no Facebook Ads, você determina o público que deseja atingir e o comportamento no digital dele. Ou seja, uma pessoa recebe um anúncio seu mesmo que tenha demonstrado zero interesse ainda naquele produto. Então, no Facebook Ads, o público está na fase de descoberta ainda. Muitas vezes ele nem sabe que precisa daquele produto, mas, baseado no seu comportamento digital, ele recebe o anúncio que pode despertar o interesse dele.

O Instagram Ads segue a mesma linha e objetivo do Facebook Ads, o que pode gerar o “achismo” de serem a mesma coisa. Porém, não é bem assim, e alguns cuidados precisam ser adotados. Como a rede social é acessada através de smartphone, é primordial que as campanhas sejam responsivas para mobile. Outro ponto importante é que o Instagram Ads não possui as mesmas taxas de desempenho que o Facebook Ads, então, é preciso atenção nas métricas de cada um.

Pesquisa orgânica ou pesquisa paga? Ambas são efetivas se souber como usá-las e podem andar juntas. O importante é conhecer o objetivo da marca e traçar as melhores estratégias de divulgação.

Artigo criado em parceria com a jornalista Laís Barreto. Imagens e fotos via @Pexels.