A descrição dos produtos na loja virtual é um passo essencial para melhorar as vendas online. O problema é que trazer apenas características das peças não é a forma correta de descrição. É preciso trabalhar muito bem o SEO em cada produto no seu e-commerce, para melhorar cada vez o desempenho da sua página nos sites de pesquisa, como o Google.
Uma descrição bem feita ajuda o seu cliente a entender melhor sobre cada produto. Pensar no usuário, ou seja, no cliente é um dos passos principais para que aumente as suas vendas e para que os sites de busca ranqueie cada vez melhor a sua loja virtual.
Chegou a hora de entender melhor sobre descrição de produtos e de como funciona o SEO para loja virtual. Continue a leitura e veja tudo que separamos para você e seu e-commerce.
Afinal, o que é descrição do produto?
De forma objetiva, a descrição é composta de todas aquelas informações que ficam na página do produto. Geralmente as características costumam ocupar esse espaço, e isso não é errado. Porém, só características técnicas não convencem o cliente na hora de comprar.
Os clientes precisam entrar na página do produto e entender o que ele é, como ele é capaz de solucionar o problema, como usá-lo, se ele possui algum tipo de diferencial em relação a produtos semelhantes e características técnicas. Lembrando que a descrição do produto pode ser – e recomenda-se que seja – longa, mas é preciso abordar todas as características e a forma que pode ser utilizado. Ou seja, não economize nos detalhes.
Por que o SEO é importante na descrição do produto?
Além de levar informações capazes de gerar mais vendas, a descrição bem feita do produto ajuda na otimização do seu e-commerce nos mecanismos de busca, como o Google. E isso acontece quando você une informações que ajudam seu cliente com as técnicas de SEO.
Para as técnicas é necessário incluir informações bem claras e completas, mas é importante adicionar na descrição do produto termos que geralmente seus clientes procuram no Google. Se você incluir palavras complicadas e que dificilmente são procuradas nos sites de busca, isso não trará resultados positivos para o seu e-commerce.
Separamos dicas importantes para você aplicar as técnicas de SEO loja virtual nas descrições dos seus produtos.
Títulos curtos e objetivos
A criatividade na hora de escrever o título do seu produto é importante. Porém, não esqueça que é preciso sempre pensar nos termos de busca que os seus clientes geralmente fazem. Então, cuidado com a criatividade exagerada.
Outro ponto importante é trazer a marca do produto. Para o SEO e-commerce é interessante porque os usuários costumam pesquisar nos sites de buscas os produtos incluindo as marcas deles. Por exemplo: Geladeira frost free Brastemp.
Então, os títulos dos seus produtos precisam ser curtos e objetivos. O ideal é não criar muito para não fugir dos termos de buscas dos usuários no Google.
Crie uma boa meta descrição (meta description)
Sabe aquele texto que aparece abaixo do título e do link do site quando você faz uma pesquisa no Google? Esse texto é a meta descrição, que precisa ser elaborada com cuidado. Afinal, é um texto pequeno que precisa resumir o seu produto de forma eficiente.
O limite é de 160 caracteres, ou seja, cerca de duas linhas. O texto é curto e precisa convencer o usuário a clicar no seu resultado do Google. Então, a meta descrição precisa chamar atenção para a sua página. Crie uma excelente estratégia para cada palavra que for utilizar.
A escolha da categoria do produto como técnica de SEO
É importante que você inclua categorias no seu site e distribua seus produtos de acordo com cada uma delas. Porém, as categorias não funcionam apenas para manter a sua loja virtual organizada. Elas facilitam que os produtos sejam encontrados pelos usuários e pelo robô de busca do Google. Ou seja, uma etapa essencial para melhorar o SEO e-commerce.
Além de deixar a busca mais rápida para os usuários, a categoria correta diminui a taxa de rejeição. Ou seja, diminui as chances do cliente acessar sua loja virtual e desistir da compra por não encontrar de forma rápida o produto que deseja.
Para os mecanismos de busca também é importante que os produtos sejam encontrados de forma rápida. Quanto mais o robô de busca do Google reconhece que o seu site realmente pensa no usuário, aumentam as chances de aparecer nos primeiros resultados orgânicos (sem que seja pago para aparecer) do Google. Essa é uma excelente técnica de SEO.
Palavras-chave na descrição do produto
Quando você pensa no usuário na hora de realizar a descrição de cada produto, você precisa pensar em quais termos ele usaria na pesquisa. Esses termos são as palavras-chave. Então, antes de escrever a descrição de qualquer produto, você precisa se perguntar: O que o meu cliente digitará no campo de busca do Google para encontrar esse produto?
Entender o seu usuário fica mais fácil de utilizar as palavras-chave. Então, não deixe de realizar pesquisas sobre volume de procura e concorrência de cada uma das palavras. Quando você inclui cada uma delas de forma estratégica, você melhora o ranqueamento do seu e-commerce no Google. Ou seja, consegue atrair muito mais visitantes para o seu site, o que aumenta as chances de conversão.
Todos os pontos abordados até aqui são fundamentais para o SEO e-commerce. É preciso atenção em cada detalhe na descrição do seu produto e não se pode esquecer que os mecanismos de busca valorizam muito quem pensa nos usuários.
Post escrito em parceria com a jornalista Laís Barreto. A imagem principal deste artigo é de autoria da fotógrafa Vlada Karpovich.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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