Você sabe a importância do link building para loja virtual? Ele permite que seja criado uma rede de links que fortalecem a sua página e a sua autoridade diante do Google. Na prática, outras páginas na internet mencionam o seu site através de links. Com certeza você já acessou alguma página online e, durante a leitura, percebeu que poderia clicar em alguma palavra específica que levaria você para um outro site. Isso é o link building.

Essa estratégia de SEO é fundamental para o crescimento orgânico do seu e-commerce e reconhecimento do Google. O problema é que muitas marcas deixam essa técnica de lado e perdem uma oportunidade enorme de conquistar indicações de links de grande autoridade por não entenderem como funciona. Por isso, separamos algumas informações importantes para você entender o que é link building e por que ele é essencial para a sua loja virtual.

Link externo e link interno

O link building pode ser dividido em duas formas: o link externo e o link interno. Cada um deles tem sua importância e devem ser trabalhados muito bem.

O link externo ou backlinks é quando uma página de terceiro faz menção para o seu site. Então, quando alguém acessa o conteúdo daquele site, você tem a oportunidade da mesma pessoa acessar o seu site através do link que foi indicado. Caso aquele site tenha uma boa relevância no Google, ele divide a autoridade dele com você. E essa é a estratégia de SEO que você precisa se dedicar.

Já no link interno é quando as menções a outros links partem do seu site. Você pode indicar outras páginas do seu próprio site, isso aumenta as chances de uma outra página do seu site ter mais visualizações. Afinal, ele pode acessar uma página específica e ter a oportunidade de sair dali para uma outra página de interesse. Outra forma de link interno é você citar uma outra página fora do seu site.

Ambos são essenciais para o link building para loja virtual, mas o link externo acaba recebendo mais peso pelo fato de conquistar indicações de sites que podem ser mais fortes que o seu na internet. Ou seja, as suas chances aumentam diante do Google. Então, quanto mais menções externas de sites fortes você tiver, aumentam as chances da sua loja virtual ficar melhor posicionada no Google. Porém, isso não quer dizer que o link interno deve ser deixado de lado. Afinal, é uma oportunidade de aumentar as visualizações de outras páginas do seu site.

 

 

A importância do blog para link building para loja virtual

Para ser mencionado por um site de terceiro (link externo) é preciso ter conteúdo de valor. Ou seja, uma loja virtual precisa ter um blog com conteúdos relevantes sobre o nicho que atua, para receber essas indicações externas. É muito difícil receber recomendação para um site que só tenha produto. Afinal, um link de produto não chamará tanta atenção ao ponto de quem estiver lendo acesse a sua loja virtual depois.

Como o Google avalia as indicações de links

Para que as menções façam sentido para sua estratégia de SEO é fundamental entender como o Google avalia essas indicações. Afinal, essa técnica é justamente para gerar resultados no mecanismo de busca. Separamos três formas importantes de avaliação.

  • A quantidade de links

Quando o Google começou a usar o link building como estratégia para definir quais sites estariam na primeira página de pesquisa, a quantidade de links que indicavam o site era essencial, mas as coisas mudaram. É claro que a quantidade continua tendo a sua importância, mas de nada adianta muitas indicações se não tiver qualidade. Ou seja, conquistar muitas menções é fundamental, mas, para fazer sentido e ganhar no espaço no Google, os sites que indicam a sua marca precisam ter relevância e autoridade.

  • É melhor várias pessoas falando, do que uma única falando várias vezes

Outro ponto importante para sua estratégia de link building para loja virtual é conquistar mais sites para indicar a sua marca. Afinal, vale muito mais vários sites relevantes indicando o seu apenas uma vez cada um, do que um único site indicando o seu várias vezes.

  • É preciso contexto

O Google é muito eficiente, então, ele compreende todo o contexto por trás do link mencionado. Ou seja, ele sabe se faz sentido ou não aquela indicação. Sim, não adianta sair recebendo menções se o seu conteúdo não complementa aquele que indicou. Isso é muito importante. Não adianta o seu conteúdo falar sobre roupas infantis, mas quem menciona a sua loja virtual tem um conteúdo sobre canecas, por exemplo.

 

As parcerias são fundamentais para link building para loja virtual

A sua estratégia de SEO pode ser melhor aplicada se conquistar parceiros. Afinal, não é você que decide quais sites indicarão a sua marca, mas você pode facilitar o caminho criando um bom relacionamento.

Os melhores parceiros são aqueles que já possuem a relevância e a confiança do Google. Ou seja, possui um ranqueamento bom nos mecanismos de busca. Isso acontece através de conteúdos qualificados e autoridade no mercado que atua.

Pesquise por parceiros que tenham alguma proximidade com a sua marca. Lembra que falamos sobre o contexto mais acima? Não adianta criar parcerias com empresas que produzem conteúdos sem nenhuma relação com os seus.

Encontrou marcas que acredita que podem ser parceiras? Entre em contato de forma amigável e demonstre interesse em contribuir com o site dele. Mantenha um bom relacionamento e ofereça uma parceria. Ou seja, ele pode indicar o seu site e você o dele. Agora, muito cuidado para não exagerar nas indicações e não esqueça que, de forma alguma, pode oferecer dinheiro para receber menções.

Com essas dicas você não pode deixar de montar uma estratégia de link building para loja virtual. Afinal, é essencial que sua marca esteja no Google e essa estratégia pode fazer a diferença.

Artigo feito em parceria com a jornalista Laís Barreto.