Estamos conectados. Essa afirmação resume boa parte do nosso cotidiano, onde nos comunicamos com colegas de trabalho via e-mail e whatsapp, conversamos com amigos e familiares pelas redes sociais, nos informamos através de portais de notícias, aproveitamos nosso tempo livre no Youtube ou em serviços de streaming, estudamos através de plataformas de ensino e, por fim, compramos produtos e contratamos serviços de empresas que estejam presentes na web.

Muito dinheiro é movimentado através da internet, e isso fica ainda mais claro quando estudos de 2019 realizados pela NZN Intelligence comprovam que 74% dos brasileiros preferem comprar online. Mas não para por aí: um relatório divulgado pelo Thinkwithgoogle indica que cerca de 63% das experiências de compra registradas no mundo começaram online. Isso significa que, apesar de alguns produtos serem adquiridos em lojas físicas, a busca pelo melhor preço ou pela empresa ideal começou online.

Esses dados comprovam a necessidade de estar presente na Internet para conseguir atender essa demanda cada vez mais latente. Entretanto, “estar presente” vai muito além de criar uma loja virtual; existe todo um trabalho no desenvolvimento da presença online que gera a notoriedade e aumenta o número de acessos e a relevância do e-commerce. Esse conjunto de estratégias é chamado de marketing digital e, hoje, vamos falar um pouco mais sobre esse segmento.

Marketing digital: um sentido geral

Marketing é sempre marketing. Independente se você divulga sua loja dentro ou fora da Internet, o conceito sempre será esse: gerar notoriedade, relevância, aumento de público e, como consequência, o aumento nas vendas e na receita da empresa como um todo. A dificuldade do marketing digital é que, nele, envolve-se um universo que passa por constantes mudanças e que ainda não foi totalmente desbravado.

Por conta disso, é vital compreender primeiramente o que o e-commerce busca e, em seguida, traças estratégias para colocar esse objetivo em prática. Essa não é uma garantia de que tudo dará certo, mas já é um início – e acredite, ter um início definido já representa muito mais do que boa parte das empresas ausentes de planejamento em marketing digital possuem.

Mas será que existe alguma diferença entre o marketing tradicional e o marketing digital? Bem, além das estratégias e do ambiente serem diferentes, a maneira de planejar os investimentos e interpretar os resultados também sofre profundas modificações. Alguns números levantados pela Lahar comprovam que empresas que utilizam fundamentos do marketing digital economizam 62% se comparadas com as que focam no marketing tradicional.

E as diferenças vão além: 57% das lojas virtuais já adquiriram novos clientes através de blogs próprios, onde são compartilhados artigos que tratam sobre o segmento em que a empresa está inserida. Essa estratégia é chamada de marketing de conteúdo, onde o compartilhamento de conhecimento valioso auxilia na relevância da loja virtual para o público e, consequentemente, para os buscadores.

Aliás, falando em buscadores…

A importância de SEO para marketing digital.

Você sabia que são feitas oitenta mil pesquisas por segundo nos principais mecanismos de busca, como Google e Bing? Delas, boa parte pode se referir diretamente a algum fim financeiro, seja a aquisição de um produto ou a contratação de um serviço. Logo, estar bem posicionado no ranking das pesquisas torna-se vital para ser notado.

É para isso que SEO, ou Search Engine Optimization serve. Através de diversas estratégias focadas na melhor indexação do conteúdo do site ou loja virtual por parte da inteligência artificial dos buscadores, seu e-commerce ganha destaque e aparece no topo dos resultados das pesquisas. E para saber o impacto disso, utilize você mesmo como exemplo: quando você faz uma busca no Google, quantas vezes passou da segunda página?

Pois é… Mas se precisa de números para comprovar o que estamos falando, aqui está: 67% dos cliques daquelas oitenta mil pesquisas são realizados nos primeiros cinco resultados da busca. Isso comprova a importância de SEO em qualquer estratégia de marketing digital.

E como SEO pode ser colocado em prática? Através de marketing de conteúdo, palavras-chave, boa velocidade de carregamento da página, descrições completas de produtos vendidos e serviços prestados, baixa bounce rate e demais elementos que contribuam para uma experiência de navegação satisfatória.

Mas não é apenas de SEO e marketing de conteúdo que vive o marketing digital. Vamos conhecer outras frentes?

Outras estratégias para marketing digital

E-mail marketing: apesar de ser considerado ultrapassado, o e-mail marketing é fundamental para qualquer estratégia outbound (que é, por sua vez, um processo de prospecção ativa para abordar potenciais clientes que correspondem ao perfil de cliente ideal). O que atrapalha aqui é a quantidade e e-mails que recebemos com propagandas que nada tem a ver com nosso perfil. Logo, se não recebemos um e-mail que já estávamos esperando, automaticamente o tratamos como spam e logo o deletamos. Para evitar isso, tome o devido cuidado com o valor do conteúdo que você está propagando através do e-mail marketing, sendo claro no que está ofertando, e quem estará recebendo essa sua mensagem. Com isso, as chances de tirar proveito dessa estratégia aumentam consideravelmente.

Links patrocinados: como vivemos na lógica capitalista, pagar por um espaço de destaque também funciona (apesar de não gerar o mesmo envolvimento conquistado através de SEO ou marketing de conteúdo). Logo, os links patrocinados não devem ser esquecidos. Hoje, as plataformas mais comumente anunciadas são Google, Facebook, Youtube e Instagram. Outra opção é a criação de uma campanha patrocinada pelo Google Adwords (sabe aquele primeiro resultado da sua busca que aparece junto da mensagem “patrocinado”?).

Redes sociais: além de permitir o atingimento de um público gigante, o marketing digital por redes sociais estabelece relacionamentos mais profundos com os clientes, maiores taxas de conversão e redução do tempo necessário para contato de venda. Isso acontece porque utiliza-se as redes sociais em momentos de recreação e lazer, ou seja, cria-se uma identidade emocional com empresas que conseguem chamar atenção da maneira devida – e, parafraseando um conceito básico do marketing tradicional, envolver-se emocionalmente com seu público é quase um mandatório para a construção da identidade da empresa.

Artigos que podem te ajudar

Separamos outros artigos que também falam sobre SEO e Marketing Digital que poderão te ajudar na estratégia de divulgação da sua loja virtual:

Você sabia que o marketing digital possuía tantas possibilidades? Conseguiu identificar alguma que se enquadre para o atual momento de sua empresa? Compartilhe suas experiências e opiniões com a SOFT através da seção de comentários!

Artigo escrito pelo editor de conteúdo da Agência SOFT, Marcus Colz.

As imagens incluídas neste artigo são de autoria de Joshua Earle e Green Chameleon e estão disponíveis via Unsplash.


Carlos Zamora

Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.

Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.

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