Hoje é o dia de SEO aqui na Agência SOFT! Neste artigo eu preparei 3 dicas de SEO para aplicar na sua loja virtual e obter um posicionamento muito mais positivo no Google!
Vamos às dicas!
Dica 1: Atenção às URLs dos seus produtos
A URL do produto tem um fator fundamental num bom posicionamento de busca orgânica no Google. Atente-se para que a URL do seu produto tenha a descrição do título do seu produto. Algumas plataformas também incluem na URL a categoria do produto, não há problema nestes casos. O problema está em plataformas que não incluem o título do produto na URL, ficando por exemplo: https://www.minhaloja.com.br/product_id=23092
Plataformas que possuem este tipo de URL para produtos não são indicadas, pois não te trarão vantagem na indexação dos seus produtos no Google. A plataforma Magento SOFT está preparada para atender a este requisito do Google, ou seja, o seu produto terá a melhor otimização na URL para SEO.
Dica 2: Coloque apenas o essencial no Título do Produto
Já vi muitas lojas virtuais em que os títulos dos produtos pareciam verdadeiras descrições. Evite isto na sua loja virtual. Coloque no título do produto apenas o nome essencial daquele produto e uma informação que seja imprescindível, como a marca, voltagem, cor ou outro atributo essencial (a menos que você tenha produtos configuráveis, em que num mesmo produto são escolhidas as voltagens, cores, tamanhos, etc.). Um título de produto ideal é aquele que tenha no máximo 55 caracteres.
Também não recomendo que você coloque o nome da sua loja virtual nos títulos dos produtos. Trata-se de uma informação desnecessária que fará o Google considerar que o termo principal, a palavra-chave principal do seu produto é a sua marca e não necessariamente o nome do produto em si. A menos que você tenha uma marca muito conhecida, saiba que os clientes chegarão na sua loja virtual pelo Google através do interesse nos seus produtos, não em sua marca diretamente.
Dica 3: Preencha as Meta Tags
As melhores plataformas de e-commerce permitem que você edite individualmente as metatags de Descrição, Palavras-Chave e Título do Produto (o Magento SOFT é uma delas). Preencha as metatags seguindo as dicas abaixo:
- Título do Produto: Inclua o título do produto com no máximo 65 caracteres, já incluindo neste espaço o nome da sua loja virtual (que normalmente é adicionado automaticamente pela plataforma). Coloque a palavra-chave (nome do produto ou condição do produto) neste título.
- Descrição do Produto: A descrição do produto deve conter no máximo 165 caracteres e deve conter pelo menos duas vezes a palavra-chave principal do seu produto. Se a palavra-chave principal é o nome do produto, repita-o uma vez na descrição; Se é a marca, repita-a na descrição. Uma boa descrição não deve ser longa e deve ser construída para “seres humanos”, ou seja, escreva pensando – e considerando efetivamente – que é uma pessoa que verá a descrição da sua página.
- Palavra-chave do Produto: O Google já deixou de indexar palavras-chave na meta-tag keyword alguns anos atrás, mas ainda é recomendável preenchê-las, separando-as por vírgula, como no exemplo: palavra-chave 1,palavra-chave2,palavra-chave 3, etc.
Carlos Zamora
Quase 20 anos de experiência em web e 15 anos de experiência em e-commerce, com foco em Magento (desde 2008) e WooCommerce (Wordpress). Mais de 10 anos de experiência de trabalho diário com SEO.
Ex-palestrante do UOL, especialista na IBM, Banco Real, ABN Amro, Santander e HostDime.com Inc. (EUA) | Trabalha na Agência SOFT a partir de Nelas, Portugal.
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[…] Além da descrição, já escrevemos também um artigo que fala sobre dicas que envolvem a URL, o Título do Produto e as Meta Tags, que são muito importantes para o Google. Confira o artigo: 3 Excelentes Dicas de SEO para lojas virtuais. […]