O e-commerce chegou, a tecnologia avançou e hoje nós temos um processo de relação com o consumidor totalmente inovador, não é mesmo? Com o avanço das tecnologias, não podemos deixar para trás bons hábitos que temos (ou tínhamos) nas lojas físicas.

Um dos pontos que eu vou destacar no artigo de hoje é a importância de considerar a homepage, aquela página inicial quando a sua loja virtual é aberta, como uma vitrine de uma loja física. Quando passeamos num shopping center podemos notar que as vitrines são trocadas com frequência: Não apenas os produtos, os manequins, mas também as promoções, os banners.

Troque banners com frequência

A loja virtual deve ser tratada como uma loja física: Imagine que um mesmo cliente poderá visitar a sua loja virtual várias vezes no mês para acompanhar as novidades e promoções. Nada melhor do que recorrentemente trocar os banners da sua loja virtual e deixar a sua vitrine principal muito mais inovadora e atrativa para os seus clientes.

Já acompanhei lojas virtuais em que o banner de inauguração da loja virtual ainda estava publicada no rotativo de banners da homepage mesmo após 3 anos de lançamento do e-commerce! É sério, acredite!

Portanto, tenha como rotina a troca das seguintes informações na homepage da sua loja virtual:

  • Banners Destaque: Troque com frequência os banners de destaque, pois eles são os primeiros elementos a serem visualizados pelos seus clientes quando a sua loja virtual é aberta, seja no computador ou no smartphone.
  • Banners de Informações Complementares: Algumas lojas virtuais fornecem frete grátis ou parcelamento sem juros. Outras mostram nestes banners de informações complementares categorias em destaque, promoções sazonais, novas coleções, marcas, etc. Troque com frequência estes banners (nem que seja a posição) para dar uma dinâmica de atualização na sua loja.
  • Produtos: Não esqueça de fazer uma rotação de produtos na sua loja virtual. Algumas plataformas permitem que os produtos na homepage sejam os mais novos cadastrados, mudando automaticamente de acordo com o cadastro de novas peças. Permita que a sua plataforma mostre as novidades ou aqueles produtos mais vendidos aos seus clientes.

Destaque as informações essenciais

Mostre as informações essenciais da sua loja virtual de maneira clara a ostensiva. Se você tem peculiaridades que diferenciam a sua loja dos concorrentes, não abra mão destas informações, divulgue-as imediatamente em locais de destaque na sua homepage. Lembre-se que os clientes só podem se encantar por aquilo que eles podem ver / conhecer. Se você não passa a sua peculiaridade de forma clara aos seus clientes, com certeza está perdendo um bom punhado de vendas.

Se você aceita parcelamento sem juros, mostre esta informação. Se tem uma política de trocas diferenciada que permite a troca de um produto nos primeiros 30 dias, igualmente divulgue! Toda informação diferencial da sua loja virtual para os concorrentes é essencial para o convencimento de uma venda.

Facilite a pesquisa

Um outro fator importante da homepage da sua loja virtual está na pesquisa de produtos. Muitos clientes chegam à loja virtual e já querem localizar uma informação específica, sem a necessidade de navegar por categorias diferentes.

Assegure-se que a sua loja virtual tem um bom sistema de busca e que ele é assertivo em relação às pesquisas que os clientes vão fazer.

Esteja disponível para atender o seu cliente

Mostre as informações de contato com destaque: Telefone de atendimento, Whatsapp e E-mail. Os seus clientes querem saber que, antes de comprar, terão um canal de comunicação com a loja virtual caso um problema ocorra. Não se esqueça também de incluir no rodapé da sua loja virtual a Razão Social e o CNPJ, itens obrigatórios por Lei no Brasil.

Se o seu cliente entrar em contato, atenda-o o mais rápido possível, não deixe que ele fique na espera no Whatsapp ou que toque o telefone até o final. Um cliente que entra em contato está sedento por fidelização e, caso seja bem atendido, sem dúvida poderá fazer compras recorrentes na sua loja virtual.

Resumindo

Não perca a oportunidade de vender para o seu cliente. As vezes você investe altas somas em marketing online mas não converte bem por falta de informações essenciais e destaques na sua loja virtual.

Faça a lição de casa e dê muito trabalho ao seu desenvolvedor. Deixe a sua loja virtual perfeita para os clientes comprarem!

A foto utilizada neste artigo é de autoria de Erik Mclean disponível no Unsplash