As estratégias tradicionais de SEO não se mostram mais suficientes para melhor indexação e posicionamento no Google. Atentas às novas métricas e nos algoritmos dos buscadores, muitas empresas tem apostado na sinergia entre SEO e UX (usabilidade) – a SOFT é uma delas!

Palavras-chaves e alta quantidade de links: era nisso que se baseavam os planejamentos da otimização de buscadores. Por mais que sejam pontos importantes e que devem sempre ser considerados, muitos outros elementos mostram-se relevantes para o posicionamento nos mecanismos de busca, com destaque para a experiência do usuário.

É nisso que se baseia o UX – como o usuário vê o seu site e o ato de navegar no mesmo. Mas… No que necessariamente se implicam as estratégias de SEO UX? Quais as diferenças para as tradicionais? Por que devo me preocupar com isso?

Respondemos a seguir!

A diferença entre SEO e UX

Como já explicado em publicações anteriores, SEO significa Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca, numa tradução livre. Sua base se encontra nos esforços em influenciar a inteligência artificial do Google a indexar determinada página e, com isso, posicioná-la melhor nos resultados das buscas.

Isso é feito através de dois tipos de análises: uma mais técnica, voltada para otimização de palavras-chaves, URLs eficientes, números de links, dentre outros; e outra focada na usabilidade, que inclui tempo de carregamento da página, design responsivo (compatível com dispositivos móveis), formato do conteúdo, dentre outros.

O UX, por sua vez, significa User Xperience (um joguete com a palavra Experience, que significa experiência em inglês). Logo, compreendemos que a atenção do SEO UX se volta exclusivamente para a experiência do usuário ao navegar numa página.

Certo, nós já explicamos isso no começo da publicação, mas como essa análise se dá e o que podemos fazer nesse sentido para fornecemos uma boa experiência de navegação para os usuários?

Todo tipo de interação gera um resultado, que pode ser positivo ou negativo. Sendo assim, o UX estuda puramente a interação dos usuários (e leia aqui potenciais consumidores com poder de compra) com uma determinada marca, produto ou serviço.

Qualquer elemento que pode impactar essa interação é analisado pelo SEO UX. Por isso, a ideia aqui é tirar o foco da tecnologia e pensar exclusivamente nas pessoas, trazendo a tecnologia como aliada nesse processo.

Por que o SEO UX é importante?

Os profissionais da área – como nós – percebemos que o foco do robô do Google está no comportamento dos usuários e naquilo que é relevante para eles. Sendo assim, diversos novos algoritmos foram surgindo e, com o passar do tempo, assumindo protagonismo.

O tempo de permanência e a consequente taxa de rejeição são bons exemplos. Se um usuário não fica muito tempo em determinado site, compreende-se que:

  • – O site não forneceu uma experiência satisfatória de navegação;
  • – O site não trouxe nada de relevante para o usuário que o acessou.

Por conta disso, a bounce rate (ou taxa de rejeição) tornou-se um dos piores inimigos de qualquer planejamento de SEO. Ela é impactada diretamente pelo tempo de carregamento – e recentes pesquisas trazem um dado assustador nesse sentido: após o terceiro segundo de espera pelo carregamento de uma página, 40% dos usuários abandonam o site.

É assustador pensar que você tinha o produto ideal a disposição, mas não trouxe as condições necessárias para apresenta-lo ao consumidor, não?

Experiência de navegação é tudo. E, segundo Peter Morville, presidente da Semantic Studios, essa experiência encontra suas bases em sete pilares distintos. Vamos conhecê-los?

  • – O conteúdo deve ser útil ao usuário.
  • – A apresentação desse conteúdo deve ser facilitada.
  • – O site deve apresentar um visual (fontes, design, fotos) atraentes.
  • – O site deve ser encontrado com facilidade.
  • – A acessibilidade do site deve ser de cem por cento, independente da situação do usuário.
  • – O conteúdo do site deve ter algum valor para o usuário.
  • – A página deve ser encarada como uma referência no segmento pelo usuário.

Cientes disso, concluímos que o SEO UX alia dois grandes objetivos: o bom posicionamento do site nos buscadores e a percepção que o público tem do site como um todo e, consequentemente, da marca.

O que fazer nas estratégias de SEO UX?

Na SOFT, os pontos que analisamos para trabalhar corretamente com SEO UX são os seguintes:

  • – Posicionamento dos elementos.
  • – O quão atrativos são os títulos, subtítulos e fotos.
  • – Informações de destaque.
  • – Preços dos produtos ou serviços.
  • – Textos informativos.
  • – Todos os elementos presentes num processo de compra por parte do usuário.
  • – Fluidez da página.
  • – Quantidade de informações disponíveis, evitando pecar pelo excesso.
  • – Facilidade em todos os elementos de pós-venda.

E muitos outros. Resumidamente, tudo que impacta a experiência de navegação é analisado, transcrito em um relatório e, por fim, tornam-se partes valiosas do planejamento de manutenção do site.

Você já ouviu falar sobre SEO UX? Compreende como esse serviço pode ajudar sua empresa a crescer e faturar mais?

Caso tenha dúvidas, não deixe de nos contatar!