Eu já acompanhei a criação de mais de 700 lojas virtuais desde 2010. Muitas lojas de pequeno porte, algumas de médio e grande portes, mas a grande maioria de pessoas que estavam tendo a primeira experiência no e-commerce.

Nesta caminhada, vi muitos erros sendo cometidos – e pude intervir para que muitos deles não continuassem. Erros estes sem a intenção de errar, ou seja, as pessoas tinham boas intenções, mas os resultados seriam catastróficos para os seus novos negócios digitais.

Na publicação de hoje eu separei 5 erros que estão entre os principais cometidos por quem está criando a sua primeira loja virtual. A intenção é evitar que você cometa estes erros ou que esteja atento quando eles se fizerem presentes.

É claro que não há um “caminho mágico”, um “caminho do ouro”, mas a experiência conta bastante. Então, veja os 5 maiores erros de quem vai criar a sua primeira loja virtual:

Foto de @acuamanny

1- Não tirar boas fotos dos produtos

A compra online é uma experiência para o seu cliente. Como ele não pode pegar o produto em mãos e testá-lo, experienciá-lo, o processo de compra online deve servir para tirar todas as suas dúvidas e inseguranças.

Um dos fatores que é pouco considerado por quem está criando a sua primeira loja virtual é o investimento em boas fotos dos produtos. E quando falo em boas fotos, não necessariamente falo de fotos tiradas por fotógrafos profissionais, que demandam um investimento significativo para quem está no começo.

Hoje em dia a maioria dos smartphones são dotados de câmeras e softwares de edição que fazem qualquer um se sentir um fotógrafo experiente – mesmo que ainda amador. Há diversos boxes, que são caixas montáveis que permitem uma melhor exposição da luz para tirar fotos de produtos pequenos. 

Investir num pop-up box, num tripé para smartphone e criar um ambiente bacana para as fotos dos produtos é primordial. 

Ter fotos próprias permitirá que você passe a essência da sua loja virtual ao seu cliente, mostrando detalhes dos produtos que normalmente as fotos padrões dos fabricantes não são capazes de mostrar. 

Se você vende roupas, por exemplo, que tal mostrar a parte da costura interna, mostrando ao seu cliente o diferencial de qualidade do produto que você trabalha? Se o diferencial está nos componentes, que tal uma foto da etiqueta mostrando a procedência do produto?

Ou então, se são roupinhas infantis, já pensou em dispor a roupinha num conjuntinho bacana – favorecendo uma venda conjunta – ou mesmo exibir a foto com outros adornos decorativos, como ursinhos, mantinhas, etc?

Use a criatividade, lembrando que estas fotos também poderão ser usadas por você nas redes sociais da empresa. Fotos assim são muito mais curtidas e compartilhadas do que fotos “secas” de produtos. 

Foto de @arturorey

2- Usar as descrições fornecidas pelos fabricantes, sem apelo emocional

Não use as descrições fornecidas pelos seus fabricantes num copia e cola. Você pode basear a descrição dos seus produtos na descrição do seu fabricante, mas o CTRL C + CTRL V é pedir para não ter relevância de SEO para o Google quando este for colocar a sua loja nos resultados de buscas.

A descrição do seu produto faz parte da experiência de compra do seu cliente, então nada melhor do que aproveitar este espaço para falar um pouco mais do produto, dos seus diferenciais e, claro, introduzir o cliente ao que ele espera ao comprar o produto em sua loja virtual.

Se você tem condições especiais que são fornecidas aos clientes ou tem grandes diferenciais, cite-os numa parte da descrição deste produto, claro, fazendo referência ao mesmo para que haja coerência do texto.

Você pode aproveitar a descrição para contar uma pequena história ao seu cliente, substituindo o papel que um vendedor teria em uma loja física, por exemplo. Lembre-se que não são todos os clientes que entram em contato com o seu atendimento para sanar possíveis dúvidas. Muitos se utilizam das informações na descrição para a tomada da decisão de compra do produto.

Para o SEO, ou seja, a otimização para ter bons posicionamentos no Google, quanto maior e mais bem escrita uma descrição, melhor. Os detalhes são importantes e quanto mais textos e informações, mais palavras-chave em potencial para que sua página apareça em vários resultados de buscas diferentes.

Foto de @lucabravo

3- Investir tudo na plataforma e esquecer do marketing inicial

Um erro muito comum é querer que a loja virtual fique perfeita, tanto do ponto de vista gráfico (layout) quanto de funcionalidades, mas esquecer-se de deixar investimento para o marketing digital inicial da loja. 

Eu compreendo que há muita ansiedade em querer que a loja fique perfeita, que todos os detalhes sejam tratados, mas acredite em mim: Há muitas funcionalidades que são solicitadas num primeiro momento e que não serão usadas pelos seus clientes!

Investe-se muito tempo e dinheiro no desenvolvimento de funcionalidades, na compra e configuração de novos plugins, mas que os clientes porventura nem utilizarão na loja quando ela for lançada. 

Portanto, pense em lançar a sua loja virtual com o mínimo necessário para que você possa validar a sua ideia, mas separe uma boa verba (mais de 50% do investimento inicial) para o marketing digital imediatamente após o lançamento do seu e-commerce.

É o marketing digital o responsável por trazer tráfego de pessoas para o seu e-commerce, é ele que fará com o que o seu público conheça a sua loja virtual e os seus produtos.

Foto de @firmbee

4- Não investir em marketing digital ou não dar a devida importância

E por falar em marketing digital, há aquelas pessoas que têm investimento necessário, mas que não dão a devida importância ao marketing online.

Ter a loja virtual é o primeiro passo, mas diferentemente de um comércio de rua ou de uma loja num shopping, o público só conhecerá a existência do seu e-commerce a partir do momento que você começar a sua divulgação. E há várias maneiras diferentes de fazê-lo.

Você pode adotar uma estratégia mais voltada às redes sociais, caso o seu tipo de produto tenha um apelo social. Pode começar pelo Facebook Ads, Instagram Ads ou mesmo pelo Pinterest Ads.

Pode escolher, por outro lado, fazer a divulgação através de influenciadores digitais nas mesmas redes sociais citadas, no Youtube, Tiktok ou outras redes correlacionadas. 

Já para a generalidade de produtos, pode escolher uma estratégia mais voltada ao Google Ads, Google Shopping ou Remarketing.

Em todos os casos, não esqueça de começar a investir em SEO desde os primeiros dias de lançamento da sua loja virtual. O SEO é importante, pois é dotado de estratégias, configurações e otimizações que farão com que a sua loja virtual esteja mais bem preparada para aparecer em melhores resultados de busca orgânica no Google – a busca não paga.

Mesmo que não haja uma ligação direta com o marketing digital, é importante conectar a sua loja virtual e divulgar os seus produtos em marketplaces. Os marketplaces são grandes lojas virtuais, líderes em seus setores, que abrem espaço para que outros vendedores divulguem os seus produtos em suas plataformas.

Através dos marketplaces você poderá vender os seus produtos e divulgá-los para um público já previamente existente. Como não há almoço grátis, os marketplaces cobram taxas que costumam rondar os 20% do preço do produto vendido, mas podem ser uma boa estratégia para criar um giro inicial de estoque.

O importante é pensar na divulgação, no marketing digital da sua loja virtual para que o seu público conheça os produtos que você vende.

Foto de @ptrikutam

5- Não se comunicar constantemente com o seu público

Há um sem número de ferramentas de comunicação ultimamente. Usamos no dia-a-dia para falarmos com nossos familiares e amigos, no entanto será que usamos as mesmas ferramentas para nos comunicar corretamente com os nossos clientes?

Já vi muitos empreendedores darem preferência a terem apenas um formulário de contato na loja virtual. Acho justo, compreendo a necessidade, mas será que os clientes se sentirão seguros a comprar na sua loja virtual se a única forma de contato é um formulário que o cliente nem sabe se será respondido?

Hoje ferramentas como Whatsapp, Telegram, Instagram Direct e Facebook Messenger fazem parte do nosso dia-a-dia. Fornecer estes contatos em sua loja virtual podem fazer a diferença entre uma venda ou não. 

Há scripts que permitem incluir botões de contato imediato do Whatsapp ou Facebook diretamente em sua loja virtual, estreitando o contato com os seus clientes. Hoje um telefone de contato direto pode ser dispensável, desde que haja uma forma de contato imediato com os seus clientes.

Utilize o Whatsapp Business, configure um horário de funcionamento e programe mensagens automáticas, tudo sem custo e sem dificuldades. 

Pense que uma loja virtual é como uma loja física. Na loja física, temos que constantemente trocar a vitrine, atualizar as informações sobre promoções e cativar o nosso público. Na loja virtual é igual, mas com a utilização de outras ferramentas.

Comunique-se com o seu público através da atualização da vitrine da loja virtual, incluindo novos produtos e promoções, altere os banners do slideshow rotativo da homepage da loja virtual e altere a ordenação padrão de produtos dentro de uma categoria.

Aproveite os contatos dos seus clientes – desde que devidamente autorizados – para enviar comunicações por e-mail, por softwares de contato instantâneo e outros meios de contato. Esteja sempre atualizando o seu cliente sobre os produtos e novidades de sua loja virtual, invista em comunicação!

Foto de @joelmott

Bônus: Foque na experiência de compra do seu cliente

O aspecto principal do e-commerce, aquele ponto de maior atenção e que requer mais dedicação está, como disse anteriormente, na experiência de compra.

Hoje o e-commerce evoluiu muito e em alguns casos em que necessitávamos de vários dias ou semanas para uma entrega, deram lugar a experiência multicanal, com a compra online e retirada na loja física. 

Grandes marketplaces como o Mercado Livre, Magazine Luiza e outros transformaram o processo de compra online numa experiência enriquecedora. O lockdown também acelerou o processo de digitalização da economia e transformou muitas pessoas leigas em internet em ávidos compradores do e-commerce.

O ano de 2020 esteve entre os que as lojas virtuais de micro e pequeno porte mais cresceram na história do e-commerce no Brasil. 

Portanto, sempre que pensar em vendas online e na divulgação da sua loja virtual, pense sempre na experiência do seu cliente. Procure fornecer sempre as melhores formas de pagamento, as transportadoras e formas de envio mais cômodas e rápidas, de modo que o seu cliente tenha a melhor experiência possível.

É uma boa experiência numa compra online que fará com o que o seu cliente volte mais vezes para comprar em sua loja virtual.

Estamos aqui para te ajudar!

A Agência SOFT nasceu em setembro de 2010 com o objetivo de atender micro e pequenos empreendedores na digitalização de seus comércios, através da criação de lojas virtuais na plataforma Magento.

Até 2019, criamos mais de 700 lojas virtuais e ajudamos centenas de empreendedores a tirar do papel os seus projetos de criação de novos empreendimentos digitais. 

De 2020 em diante, a Agência SOFT separou-se da SEO Genius, marca nova que passou a dedicar-se integralmente à Otimização de SEO para lojas virtuais com o objetivo de melhorar as vendas através dos resultados de busca orgânica do Google.

Desde então, a Agência SOFT foca na consultoria e assessoramento de empreendedores digitais na busca pelas melhores soluções para os seus negócios. A ajuda vai desde a escolha da melhor plataforma de e-commerce dentro das necessidades do projeto, ao assessoramento e configuração de marketplaces e integração com outros canais de vendas. 

Se você tem uma loja virtual ou planeja criar um e-commerce, fale conosco e teremos o maior prazer em entender as suas necessidades e propor os melhores caminhos.