Criou a sua loja virtual mas não consegue definir as melhores estratégias de marketing digital para alavancar as suas vendas? Não se preocupe, eu vou te ajudar!

Hoje em dia são muitas as opções de divulgação de uma loja virtual na web, são vários canais e formatos de divulgação, alguns pagos, outros em que o esforço se sobrepõe ao pagamento. Muitos empreendedores chegam mesmo a ficar perdidos diante de tantas opções. 

Conheça as principais maneiras de divulgar a sua loja virtual na internet e um pequeno passo-a-passo de como fazê-lo. No fim deste artigo dou também algumas dicas bônus de como divulgar a sua loja virtual sem custos.

Foto de @firmbee

1- Google AdWords

O Google é a maior ferramenta de divulgação e marketing da internet mundial. São bilhões de dólares em anúncios todos os anos. Engana-se quem considera que o Google seja uma empresa de tecnologia, pois o seu core business é mesmo o marketing.

O Google fornece ferramentas – muitas gratuitas – com o intuito de ter os nossos dados e o nosso histórico de navegação de modo a conhecer os nossos gostos para nos oferecer propaganda direcionada. 

Através do Google AdWords, você pode criar anúncios para produtos e categorias da sua loja virtual. Os anúncios são ativados através da escolha de palavras-chave que serão acionadas de acordo com as pesquisas dos usuários.

Quando uma palavra-chave escolhida for digitada pelo cliente na busca do Google, os anúncios serão exibidos num formato de leilão, sendo exibido em maior destaque o anúncio que tem uma pontuação maior em relação aos concorrentes. Nesta pontuação, levam-se em consideração diversos fatores, como: O valor pago pelo clique, a qualidade do anúncio e a existência da palavra-chave pesquisada pelo cliente, a qualidade da página de destino do clique, de modo a demonstrar que há coerência com a pesquisa feita pelo usuário, etc.

Quanto mais abrangentes forem as palavras-chave desejadas, maior será o valor pago pelo clique e maior será a quantidade de cliques diários que a campanha receberá. 

Para lojas virtuais iniciantes, recomendo que você escolha palavras-chave mais compostas e específicas, pois a concorrência tende a ser menor, diminuindo também o valor pago pelo clique naquelas palavras-chave. Além de menor concorrência, há também uma menor procura pelos usuários, ou seja, você gastará menos nas campanhas – mas também receberá um número menor de visitas.

Se você tem dúvidas sobre como proceder, o mais recomendável é buscar um profissional freelancer ou uma agência de marketing digital para te assessorar. Normalmente estes profissionais e empresas cobram um percentual do valor investido mensalmente no Google e mais uma taxa de performance das vendas obtidas pelas campanhas.

Foto de @timothyhalesbennett

2- Facebook Ads, Instagram Ads e Pinterest Ads

De forma semelhante ao Google Ads, encontram-se o Facebook Ads, Instagram Ads e Pinterest Ads. Em comum, todos trabalham da mesma maneira: Um leilão feito com base no valor máximo a ser pago por clique recebido pelos temas desejados. 

Por serem redes sociais, a filtragem de público a ser atingido pelas publicações é diferente do Google, onde você poderá escolher um perfil de público muito mais filtrado, com chances mais reais de a suas campanhas conversarem e atingirem exatamente o público desejado.

Divulgar uma loja virtual em redes sociais, no entanto, não costuma trazer resultados em vendas muito efetivos, a menos que o tipo de produto que você trabalhe tenha uma penetração social e seja mais “divulgável” nas redes.

O Pinterest Ads surge também como uma alternativa muito interessante, principalmente para produtos com forte apelo no público feminino. O Pinterest está bem posicionado em muitas pesquisas orgânicas do Google e tem recebido a cada dia mais visitantes na plataforma. O custo de anúncio do Pinterest tende a ser menor do que no Facebook e Instagram.

Por outro lado, o Instagram costuma ser mais efetivo e mais convertedor em relação ao Facebook, pois o seu público é mais diferenciado em relação à plataforma social líder de mercado. O público presente no Instagram tem um perfil de compra mais apurado e pode ser mais bem impactado pelas campanhas.

A forma de criação das campanhas é semelhante nas três plataformas, podendo também recorrer ao trabalho de um profissional freelancer ou uma agência de marketing para traçar as melhores estratégias para as suas campanhas.

Se você tem um perfil de aprendizado mais autodidata, há cursos em plataformas como Udemy ou mesmo gratuitos no Youtube que mostram o passo-a-passo de criação de campanhas no Facebook Ads e Instagram Ads. Se este é o seu perfil, vale muito à pena!

Foto de @matcfelipe

3- Posts Patrocinados e Influenciadores Digitais

Uma outra forma de trabalhar com a divulgação em redes sociais é através da parceria e patrocínio de influenciadores digitais. Os famosos influencers do Facebook, Instagram e Tiktok cobram por publicação e fazem a divulgação dos produtos e serviços para o seu público.

Vale verificar, no entanto, o potencial de veracidade dos seguidores destes influenciadores antes de fechar uma parceria, como por exemplo a verificação de outras empresas que já fizeram campanhas com estes profissionais.

Empresas que recorrentemente fazem campanhas com o mesmo influenciador tendem a repetir a dose caso os resultados sejam positivos. Então, se você vê um influenciador repetindo campanhas para o mesmo anunciante, saiba que há aí o indício de que é um influenciador que pode trazer resultados à sua empresa. 

Além das redes sociais, há bloggers e criadores de sites que fazem a publicação de posts patrocinados para as empresas que desejam divulgar os seus produtos e serviços.

A grande vantagem destes posts patrocinados está no SEO, pois caso o link seja adicionado como “do follow”, ou seja, como um link passível de recomendação para o Google, o mesmo chegará à sua loja virtual com a referência inicial do site que publicou o post.

Faça uma lista de alguns influenciadores que trabalham com um público dentro daquele perfil que você deseja atingir e mande um e-mail ou mensagem nas redes sociais pedindo mais informações sobre parcerias e patrocínios.

Sobre os blogs e sites, mande uma mensagem perguntando sobre o Media Kit e quais as possibilidades de patrocínios e anúncios nas publicações.

Foto de @hostreviews

4- Otimização de SEO para o Google

Independentemente das formas de divulgação paga que você optar por seguir, dê também uma atenção especial ao SEO, que é a otimização da sua loja virtual para ficar bem posicionada no Google.

O Google tem mais de 200 fatores de indexação, ou seja, mais de 200 elementos que são considerados para fazer com que um site ou loja virtual esteja bem posicionado nos seus resultados de buscas. Além disto, há outros fatores que também contribuem, como o próprio histórico de navegação do cliente que está fazendo a pesquisa.

O SEO é extremamente importante, pois os acessos que chegam a uma loja virtual através da busca orgânica (aquela que não é paga) tendem a ter uma taxa de conversão (taxa de vendas) muito maior do que as campanhas pagas. Isto pelo fato de que as pessoas são impactadas por uma “resposta a uma pergunta” feita no Google e não necessariamente sobre um anúncio.

O SEO tem se centrado em alguns fatores principais nos últimos tempos, dentre deles: A qualidade dos textos e conteúdos dos produtos, como: Nome, descrição, informações complementares, etc.; A velocidade de acesso das páginas; A acessibilidade e possibilidade de visualização dos conteúdos em smartphones; As técnicas de otimização empregadas nos códigos das páginas; A quantidade de links externos que são direcionados ao seu site. 

A lição de casa do SEO fica por conta da criação de conteúdos próprios – a não utilização de conteúdos fornecidos pelos fabricantes – e a boa organização dos menus e categorias da loja virtual. Para que você tenha um resultado muito mais positivo, recomendamos a contratação de uma Consultoria de SEO, como é o caso da SEO Genius, uma empresa da Agência SOFT.

A agência de SEO empregará técnicas de otimização contínua e acompanhamento do posicionamento das palavras-chave mais importantes para a sua loja virtual, trazendo mais tráfego e podendo aumentar significativamente as vendas orgânicas do seu e-commerce.

Foto de @ugmonk

5- Divulgação Offline

Além dos meios tradicionais de divulgação, há os meios normais, tidos como offline. Muitas vezes nos esquecemos de considerá-los, mas ele também são muito importantes e, nos dias de hoje, podem ser um baita diferencial.

Quer um exemplo? Se você criou uma loja virtual, mas também tem a retirada física dos produtos num showroom, pode fazer a divulgação local na sua cidade ou bairro através da distribuição de panfletos (em parceria com supermercados, por exemplo) ou com a divulgação local em frente a escolas e outros estabelecimentos. 

Pode pedir para distribuir flyers e panfletos em padarias e outros comércios movimentados, como açougues, supermercados, consultórios odontológicos, lojas de departamento e etc. 

O flyer pode ter os dados de contato imediatos (Whatsapp e redes sociais), o endereço da sua loja virtual e o fornecimento de um cupom de desconto para a primeira compra. Lembre-se que divulgação nunca é demais e cada novo cliente impactado por uma ação de marketing é lucro!

Lembre-se de dizer para todos os seus contatos, amigos, familiares, fornecedores e parceiros que você criou a sua loja virtual. Coloque também o endereço da sua loja virtual nos seus cartões de visita, na assinatura do seu e-mail e, quem sabe, coloque o endereço da sua loja virtual num adesivo no seu automóvel pessoal. 

Divulgar nunca é demais!

Foto de @cwmonty

Dica Bônus 1: Fóruns na Web

A primeira dica bônus que eu trago para você pode parecer pouco efetiva, mas costuma ter resultados muito positivos.

Se você costuma participar de fóruns na internet, como fóruns de grupos de automóveis, fóruns de mamães e outros tipos de fóruns de discussão, coloque o endereço de sua loja virtual na sua assinatura do fórum (desde que permitido pelas regras) e sempre que possível cite aos outros membros – dentro de um contexto, é claro – que você vende determinados produtos online.

Desta forma você fará a divulgação do seu e-commerce dentro de um ambiente que normalmente não o faria, angariando novos possíveis compradores.

A depender das configurações técnicas do fórum, os links da sua loja virtual podem ainda contar positivamente para o Google (no ponto de vista do SEO), mas este já é um assunto um pouco mais avançado que não vou entrar no mérito agora.

Foto de @camstejim

Dica Bônus 2: Grupos nas Redes Sociais

Quer uma outra dica bônus? Então lá vai! Grupos em redes sociais são uma ótima maneira de divulgar a sua loja virtual.

Seja com a criação de anúncios em grupos locais – que permitem a divulgação destes anúncios de forma gratuita – ou participando e discutindo dentro destes grupos, sempre fazendo aquele “marketing” especial quando houver uma brecha. 

Ser ativo nestes grupos fará com que você se torne um ponto de referência. Em se tornando um ponto de referência, se abrirá o caminho para divulgar a sua loja virtual, seja nas discussões dos próprios grupos ou através de mensagens privadas para pessoas que conversem contigo diretamente.

Pode parecer uma estratégia “de guerrilha” (e de certa forma o é), mas costuma trazer bons resultados e clientes muito fieis! 

Foto de @vmxhu

Dica Bônus 3: Comentários em Perfis Sociais e Youtube

Da mesma forma que a dica bônus 2, neste caso a ideia é a divulgação e comentários em perfis de redes sociais de pessoas influentes e em canais de Youtube, desde que claro – e sempre – haja coerência entre o que você está divulgando.

A ideia não é fazer spam, mas contribuir de alguma maneira dentro daquele assunto que está sendo tratado. Se possível, crie um cupom de desconto e forneça às pessoas que lerem o seu comentário, novamente, dentro de um contexto do que está sendo falado no vídeo ou pelo influenciador. 

São várias maneiras adicionais para divulgar o seu e-commerce, mas estas são as principais e já servem de ponto de partida para você começar o seu trabalho.

Tudo de bom para você e tenha muitas vendas!