Você sabe a diferença entre Intermediadores e Gateways de Pagamentos? Melhor: Você sabe o que são intermediadores de pagamentos ou gateways? No artigo de hoje eu vou explicar as diferenças para você, as vantagens e as desvantagens de cada uma das modalidades e qual a melhor solução para a sua loja virtual.

Intermediadores de Pagamentos

Os Intermediadores são conhecidos por intermediarem a transação, ou seja, eles servem como ponte de confiança entre a sua loja virtual e os clientes que comprarem. O cliente tem a vantagem de confiar no intermediador que a sua compra será concluída com sucesso e o lojista de confiar no conhecimento do intermediador para evitar fraudes nas transações. Os intermediadores são empresas financeiras de repasse de transações.

Dentre as vantagens de se utilizar um intermediador de pagamentos está a garantia de chargeback fornecida por alguns dos intermediadores, a visibilidade da marca do intermediador, a garantia de que o pagamento feito será disponibilizado para o saque em sua conta bancária e a facilidade de integração técnica destes métodos de pagamento.

Uma desvantagem dos intermediadores de pagamentos está nas taxas, que costumam ser maiores do que a negociação normal que você teria com os bancos ou adquirentes. É comum que as taxas comecem em 4,99%, 5,99% para todos os tipos de pagamentos. Alguns intermediadores trabalham com taxas menores para boleto bancário. Um outro fator está no pagamento a prazo: Uma vez que um pagamento parcelado é recebido, todo o valor é antecipado automaticamente, aumentando o valor pago nas taxas.

Há intermediadores, como o PagSeguro, que mediante o fluxo de vendas permite a cobrança mensal de compras parceladas, sem que haja a antecipação automática.

Veja alguns exemplos de intermediadores de pagamentos:

  • PagSeguro (o maior do Brasil)
  • MoIP / Wirecard
  • Mercado Pago
  • Paypal (o maior do mundo)
  • Pagar.me

Gateways de Pagamentos

Já os Gateways de Pagamentos são empresas de tecnologia que fazem a integração, a ponte técnica entre a loja virtual e os adquirentes e bancos. Neste caso todo o procedimento é invisível para os seus clientes, ou seja, eles não saberão que você utiliza um gateway de pagamentos para os seus pagamentos.

Por serem empresas de tecnologia, você utiliza a sua própria negociação com os bancos e adquirentes, as suas taxas, as suas condições, os seus próprios prazos. Você primeiro deve negociar com o seu banco ou sua adquirente (Cielo, Rede, Getnet, etc.) e depois contratar o gateway de pagamentos para a ponte de suas cobranças. A cobrança dos gateways de pagamentos é feita através de taxas de comunicação, que são cobradas todas as vezes em que há uma comunicação entre o gateway de pagamento e o seu banco ou adquirente. Então, todo pedido que for feito (pago ou não) você será cobrado(a) em uma taxa de comunicação.

A grande vantagem dos gateways está na utilização do seu próprio contrato. Já a desvantagem é o valor cobrado, que costuma ter uma mensalidade mínima obrigatória, mesmo que não hajam transações ou elas sejam em pequeno número, o que faz os gateways serem indicados apenas para clientes com um fluxo maior de pedidos.

Veja alguns exemplos de empresas:

  • Mundipagg (uma das melhores do Brasil em minha opinião)
  • Braspag (da Cielo)
  • CobreBem