Hoje eu vou contar para você um pouco mais sobre a Digibook, a primeira cliente da Agência SOFT em terras portuguesas.

Mais do que clientes, tornaram-se amigos e verdadeiros parceiros de negócios, um exemplo muito comum entre os clientes atendidos pela Agência SOFT.

Fundada em 2010 – mesmo ano de criação da Agência SOFT – a Digibook é referência em Portugal na produção de álbuns digitais, com exportações para a Espanha, Irlanda, França e outros países da União Europeia.

Além da grande capacidade de produção e da automação como um dos princípios do seu trabalho, a Digibook tem como foco a humanização no atendimento aos fotógrafos profissionais de Portugal e excelência na qualidade de impressão de fotografias digitais.

Antes de mais nada, conheça um pouco mais sobre como a Digibook entrou na nossa vida neste artigo!

Escritório da Agência SOFT e SEO Genius em Nelas, Portugal

A expansão internacional da Agência SOFT

No ano de 2017 os outros sócios da Agência SOFT e eu decidimos pelo processo de internacionalização da empresa. O país de escolha: Portugal.

Depois que batermos o martelo pela internacionalização, eu fui destacado para a missão de levar o trabalho de SEO e Otimização de Lojas virtuais para o Velho Continente. E assim foi feito em maio de 2018.

Por meio de nossa presença em Portugal, planejamos a expansão dos serviços para toda a Europa, numa estratégia semelhante à adotada pela Digibook.

Entre os grandes diferenciais da Digibook: O atendimento

É clichê falarmos que o atendimento é um diferencial, mas este é, sem dúvida, um dos grandes destaques da Digibook.

Por todo este mais de um ano que tenho acompanhado a empresa – e falarei à seguir como nossos caminhos se cruzaram – o que mais me chamou a atenção é o esforço, a devoção da equipe da Digibook em servir aos seus parceiros fotógrafos e superar expectativas.

A atenção ao detalhe, a busca da perfeição… Coisas que não vemos todos os dias e, principalmente, num mercado que busca racionalizar cada custo.

Sabe aquela demanda que uma empresa já consolidada e de grande porte não atende? Aquela personalização específica? Eles o fazem!

Uma empresa “regionalmente global”

A Digibook tem a sua sede na cidade de Nelas, no interior de Portugal. Uma cidade pequena, com 13 mil habitantes em sua zona alargada (Concelho).

Mas os limites de expansão da empresa vão além de sua zona geográfica: Tocam e encantam clientes em vários países, com destaque para a Espanha e Irlanda.

Isto se dá pela busca por novidades e materiais de elevada qualidade.

Um dos exemplos é a linha de cores Ecosued, que você pode conhecer um pouco mais neste post do Blog Digibook.

A influência da pandemia em nossos negócios

Enquanto a Agência SOFT no Brasil operava de vento em popa, a situação das vendas em Portugal ficou um pouco mais complicada, principalmente por conta da baixa influência do comércio eletrônico na sociedade.

O e-commerce, apesar de ter crescido durante a pandemia, ainda representa apenas 51% de penetração naqueles que acessam a internet no país.

Foi no cenário de falta de materiais hospitalares por conta da pandemia que a Digibook entrou na vida da Agência SOFT.

Com os hospitais a precisarem destes equipamentos, eu e outros voluntários de Nelas (onde me estabeleci em Portugal) nos juntamos numa causa: o Pontapé no Covid-19.

A Digibook, muito solidária, cedeu a sua sede ao movimento, como forma de que pudéssemos preparar os materiais e distribuí-los aos hospitais, casas de repouso, postos de saúde da região.

Não apenas cedeu a sede, como os sócios-gerentes também participaram ativamente na administração, produção e distribuição dos EPIs.

Foram mais de 30.000 equipamentos produzidos por um grupo de voluntários apoiados por Associações de Nelas, Canas de Senhorim, Trancoso, Silgueiros e outras regiões de Portugal.

Fase aguda superada, de volta ao trabalho

Com a superação da fase mais aguda da necessidade por equipamentos, o foco da Digibook pode voltar-se à produção dos seus álbuns digitais.

As sessões fotográficas de casamentos e de newborns voltaram a ser demandas em Portugal. Graças a Deus!

Em seguida, a Digibook pode lançar a sua nova loja virtual em PrestaShop, o que a levou à necessidade de buscar um parceiro para a Otimização de SEO de sua loja virtual.

O planejamento e execução de SEO

A nova plataforma da Digibook necessitava de uma atenção em vários pontos do SEO On Page (trabalho que ainda continua a ser feito).

A otimização de performance, chamada de SEO Hosting Optimization também teve um carinho especial da nossa equipe.

Um dos grandes desafios da Digibook está no método de vendas: B2B. Um processo diferente do varejo tradicional e que requer um meio de atuação diferenciado.

Ah, os desafios…!

Mas como sabem, gostamos de um grande desafio.

Temos muito orgulho de tê-los conosco e esperamos que esta parceria dure muitos e muitos anos!