Você já se perguntou como tantas empresas aparecem nas pesquisas do Google? O que será que eles fizeram? Será que são privilegiados pela plataforma? Não, não! Eles apenas sabem o que é SEO e como utilizar essa técnica a seu favor.

O SEO (Search Engine Optimization) existe para ajudar o seu site a se posicionar bem nas plataformas de busca, como o Google, de forma gratuita. Através de técnicas importantes você consegue diferenciar a sua empresa das concorrentes e aparecer nos primeiros resultados após uma pesquisa. Chegou a hora de entender como funciona o SEO e como ele pode ajudar o seu e-commerce.

O que é SEO?

Com certeza você já pesquisou inúmeras vezes informações no Google e clicou nas primeiras respostas do site. Isso acontece pela sensação de confiabilidade, ou seja, uma certeza maior que as informações daqueles sites são verdadeiras. E isso não acontece apenas com você, isso é como a maioria das pessoas faz. Por isso é tão importante fazer com que o seu site apareça nas primeiras posições, para se tornar um dos mais confiantes no assunto que aborda.

Agora, como fazer isso? Através das técnicas de SEO, que em português significa otimização para motores de buscas. São estratégias que permitem que a sua loja virtual e blog sejam bem rankeados no Google ou em qualquer outro site de busca de forma orgânica, ou seja, gratuitamente.

Para que o seu e-commerce receba mais visitas e cliques de clientes em potencial é preciso mostrar ao Google que ele realmente pode confiar em você. E a melhor forma de fazer isso é com conteúdos de qualidade na sua loja virtual, seja conteúdo no blog ou na descrição de cada produto. Outra estratégia importante é a usabilidade do seu site, ou seja, deixá-lo prático para os usuários. Mas é preciso utilizar outras técnicas para conquistar a confiança do Google.

Entender o que é SEO e como aplicá-lo pode não parecer uma tarefa simples, e de fato não é. O resultado não chega de uma hora para outra. Na realidade, pode demorar cerca de 6 a 12 meses de muito trabalho para que a sua loja virtual esteja na primeira página do Google. Mas isso não é motivo para desanimar, é motivo para começar agora a investir em SEO para alcançar resultados para o seu e-commerce.

 

Foto de Lukas no Pexels
Foto de Lukas no Pexels

A importância do SEO para o seu e-commerce

O que é o SEO para o e-commerce? Será que ele realmente funciona para uma loja virtual? Todas as ações importantes de marketing que você faz para o seu site são tão importantes quanto o SEO. Se você tem uma loja física, ela pode ser encontrada por potenciais clientes que caminham na rua. Agora, se a sua loja é virtual, o Google é a sua rua, ou seja, precisa ter um bom posicionamento para que tenha mais procura e, consequentemente, faça você vender mais.

O SEO não é apenas para gerar visitas no seu site, mas é para gerar uma ótima experiência ao consumidor e fazê-lo comprar de você. Depois é realizar uma boa pós-venda, mantendo assim uma excelente experiência ao cliente, e fidelizá-lo. Afinal, uma loja virtual com informações rasas dos produtos, páginas desatualizadas e sem funcionalidade para o cliente não conseguirá alcançar as primeiras páginas do Google.

SEO é um trabalho que precisa ser frequente e muito bem feito para que tenha resultado com o seu e-commerce. Então, se você não tiver experiência, o mais indicado é procurar por profissionais que possam te ajudar, como a Agência Soft que oferece uma consultoria especializada em SEO. Mas você já pode começar com algumas estratégias importantes. Veja a seguir!

O cadastro do seu produto

O que muitas pessoas confundem sobre o que é SEO é pensar que essa técnica funciona apenas para blog. Esse é um erro que pode atrasar muito os resultados da sua loja na web. Cada descrição dos seus produtos formam conteúdos no seu site, ou seja, o Google analisa cada uma delas.

Tudo que estiver relacionado ao seu produto precisa ser pensado no SEO. A URL, a descrição e o título. Outro ponto importante é sempre pensar no cliente, então, foque em produzir esses conteúdos baseado em como eles geralmente procuram nas plataformas de busca.

 

Foto de PhotoMIX Company no Pexels
Foto de PhotoMIX Company no Pexels

Seus clientes são prioridades

Levando em conta o que já foi falado acima, tudo relacionado ao seu e-commerce precisa ter seus clientes como prioridade. A vontade de aparecer no Google e em outras plataformas de busca faz com que muitas marcas pensem nos buscadores e deixem de lado os seus clientes.

O SEO é para que o seu e-commerce apareça no Google, mas quem vai acessá-lo é o seu cliente. Então, não pode esquecer que em cada etapa do seu e-commerce precisa ter o seu cliente como prioridade. Na hora que for descrever um produto pense da seguinte forma: “O meu cliente procuraria na internet dessa forma?” e “Meu cliente consegue tirar todas as dúvidas a partir desta descrição?”.

As coisas mudam rápido. Fique atento!

No mundo do marketing digital tudo muda rápido. E no mundo do SEO não é diferente. Você precisa ficar atento a todas essas mudanças frequentes que o Google realiza. Muitas vezes um site que está em primeiro no ranking da plataforma, pode amanhecer em 10º lugar. E isso acontece por não acompanhar as mudanças do algoritmo do Google. Fique atento!

Entender o que é SEO e como pode ajudar no e-commerce da sua marca é um passo fundamental para ser encontrado na web. Não esqueça que você já pode e deve começar a aplicar as técnicas de SEO na sua loja virtual, mas não deixe de procurar por uma empresa especialista em consultoria de SEO para ajudá-lo da melhor forma, como a Agência SOFT.

A foto principal deste artigo é de autoria de George Morina e está disponível no Pexels