Contratar um profissional de fotografia ou um estúdio profissional é o melhor caminho para exibir as fotos dos seus produtos com boa qualidade em sua loja virtual. Mas sabemos que nem todos os micro e pequenos empreendedores do e-commerce dispõem de tal investimento na etapa de criação de sua loja virtual.

Por este motivo, separei algumas dicas para que você possa tirar fotos dos seus produtos com uma qualidade que seja percebida pelo seu cliente final.

Tamanho da Foto e Extensão

Há plataformas, como o Magento, que permitem que você insira imagens em altíssima qualidade, sendo feito o seu redimensionamento automaticamente e sem perda de qualidade. As plataformas SaaS atuais (aquelas em que você aluga a loja virtual mensalmente) geralmente possuem um limite máximo no tamanho e nas dimensões das fotos dos produtos.

No geral, se você utiliza uma plataforma que não faz o redimensionamento das fotos dos produtos, considere uma imagem na extensão JPG com tamanho máximo de 1MB na imagem principal e 750KB nas imagens adicionais. Imagine que na página do produto o tamanho total será a soma do peso da sua loja virtual (mais) o peso das imagens.

Se a sua plataforma faz o redimensionamento, suba as fotos com o máximo de qualidade possível.

Fundo da Foto

Se o seu produto tem um apelo emocional e a pessoa precisa “se ver” no seu produto para comprá-lo ou “adicioná-lo” em uma situação específica, vale muito à pena tirar as fotos com ambientação, ou seja, uma decoração específica que enalteça o seu produto ou um fundo que deixe as qualidades da mercadoria mais evidenciadas.

Exemplo 1: No segmento de movelaria e decoração, vale tirar as fotos do seu produto ambientadas, “conversando” com outros itens da decoração. Tire também uma foto “crua”, sem os itens de valorização visual.

Exemplo 2: Já para o segmento de vestuário infantil, tire as fotos dos produtos desembalados, expostos em cabides e com um fundo criativo que remeta àquela linha de produtos. Pode ser uma parede personalizada, um jardim, etc. Tudo que tenha relação com a estação daquele produto.

Iluminação

Invista na compra de Spots de Iluminação, os famosos “guarda-chuvas” ou “retângulos” sobre tripés que possuem uma forte iluminação e poderão direcionar muito bem as suas fotos. O investimento é muito baixo perto da capacidade que estes Spots possuem para enaltecer as qualidades dos seus produtos.

Com isto, é possível tirar fotos em maior qualidade e com a possibilidade de os seus clientes verem mais detalhes dos produtos.

Se possível, bata fotos dos produtos em ambientes com muita iluminação natural, ela favorece o aspecto de frescor e liberdade que os seus produtos podem ter.

Use o seu Smartphone

Se você não dispõe de câmeras profissionais ou semiprofissionais, não invista na compra destes equipamentos. Utilize o seu próprio smartphone, com o uso de um tripé e um estabilizador – este último na hipótese de fazer vídeos dos produtos.

Entre o investimento em uma câmera profissional e a contratação de um profissional de fotografia, vale mais a segunda opção, pois suas fotos ficarão muito mais atrativas.

Há Apps que permitem a edição e melhoria da imagem diretamente no celular, sem que seja necessário utilizar softwares de edição.

Fotografe todos os Detalhes do Produto

Tire fotos de todos os ângulos possíveis e imagináveis do seu produto. Lembre-se que no E-commerce o seu cliente não possui o produto em mãos para conferir as suas características. Já pensou perder uma venda de um produto pelo fato de não ter uma foto mais detalhada?

Use um tripé e se possível compre uma Pop-up Box para fazer as sessões de fotos de produtos menores. Posicione o produto de todas as maneiras e utilize elementos comparativos de tamanho para que seus clientes possam ter uma noção real daquela mercadoria.

Que tal fazer um vídeo do seu Produto?

Aqueles produtos com maior saída merecem um vídeo de apresentação. Seja apenas a exibição do produto ou mesmo com uma narração / apresentação do mesmo.

O Youtube permite que você faça o upload dos seus vídeos, podendo exibi-los na maioria das plataformas de e-commerce. Sem contar que a ferramenta de edição do próprio Youtube permite que você adicione, sem conhecimento técnico, músicas de fundo e outros elementos ao seu vídeo.

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Créditos da imagem: www.BigCommerce.com