Este é o segundo artigo (de uma série de 8) publicados aqui no Blog da Agência SOFT. Recomendo que, se você chegou por aqui agora, leia antes o primeiro artigo desta série, chamado: “Veja a sua Loja Virtual com os olhos do Cliente e comece a Vender Mais

Ótimo! Você já conversou com a equipe que desenvolveu a sua loja virtual e a otimizou com base nos preceitos que publiquei no último artigo. Agora é a hora de “arrumarmos a casa”, ou melhor, “arrumarmos a loja” pensando em um outro aspecto: Ter uma melhor posição nos resultados de busca do Google.

A grosso modo, lojas virtuais e sites têm duas maneiras de aparecer no Google: Pagando por anúncios (que será assunto de um dos artigos desta série) ou tendo páginas com conteúdo relevante que possam ser indexadas (isto é, possam aparecer) nos resultados de busca quando alguém coloca uma pergunta ou palavra-chave no gigante de buscas.

O SEO ( Search Engine Optimization ) ou Otimização para Buscadores, no bom, velho e maravilhoso português é o método utilizado por sites e lojas virtuais para melhorar as informações presentes na página, como textos, imagens e conteúdo no geral, de modo que o Google possa visitar esta página e colocá-la num posicionamento melhor nos seus resultados.

O Google faz pesquisas recorrentemente em toda a internet (automaticamente e na casa dos bilhões por minuto) vasculhando novas páginas e “clicando” em todos os links de uma página, para chegar a novas páginas, para então ir para outras páginas e salvar todo o conteúdo que encontra pela frente, colocando links em seus resultados de busca dos sites que encontrar. Isto é chamado de crawling, o “crawler” do Google ou, mais fácil, os robôs do Google.

Saindo da questão teórica e indo para a prática, para você melhorar o seu posicionamento nos resultados de busca orgânica do Google você precisa, fundamentalmente, cumprir alguns pré-requisitos:

  • Conteúdo Relevante: Sei que estou parecendo genérico, mas é isto mesmo que o Google deseja para melhorar o seu posicionamento. O conteúdo da descrição dos produtos da sua loja virtual, do título do produto, título da categoria e outros textos  presentes na loja virtual, como páginas de conteúdo, títulos dos produtos na listagem e outros elementos devem ter relevância, isto é, devem estar de acordo com o tipo de produto que está sendo vendido.
    • Um exemplo de conteúdo não relevante seria, por exemplo, uma página vendendo um travesseiro com uma descrição genérica utilizada em todos os produtos da loja virtual, que vende em sua maioria móveis.
    • Faça, então, uma espécie de mutirão para reavaliar todas as descrições de produtos, títulos e inclua nestas descrições e títulos a palavra-chave que quer destacar para aquela página (muitas das vezes o próprio nome do produto, modelo e fabricante).
  • Não duplique conteúdo: Conteúdo duplicado, como aquela descrição copiada em todos os produtos, ou aquelas informações do produto copiadas do fabricante são grandes contribuidores para prejudicar o posicionamento da sua loja virtual nos resultados de busca. O Google, ao ver que um conteúdo idêntico já está presente em seus resultados pode – e vai – fazer sua página perder boas posições em seu ranking.
  • Peça ajuda ao desenvolvedor ou agência que criou a sua loja virtual: Você vai precisar da ajuda do(a) profissional para organizar melhor os códigos que mostram o conteúdo do seu e-commerce. Por exemplo: Títulos de Categorias (nas categorias) e Nomes dos Produtos (nos produtos) devem ser exibidos em uma tag (código) HTML chamado H1. Subtítulos e títulos de menor hierarquia na página devem ter, sequencialmente, H2, H3, H4, etc. Esta é uma ação de altíssima importância!
  • Melhore o endereço (URL) das páginas de produtos da sua loja: Evite plataformas de e-commerce que possuem URLs, nas páginas de produtos, como: www.minhaloja.com.br/Procuts=ID20303 – URLs como estas não contribuem para um bom posicionamento nos resultados de busca. No Magento SOFT, por exemplo, as URLs ficariam deste modo: www.minhaloja.com.br/nome-do-produto-e-marca – Faça uma pesquisa no Google sobre um produto qualquer e veja quais dados são exibidos: Título da página, descrição e URL. A URL conta (e bastante) para melhorar o seu posicionamento.
  • Título e Descrição da Página: Se você trabalha com Magento (Magento SOFT), WooCommerce, Prestashop e outras plataformas de mercado, é possível criar um título e uma descrição específicos para aquela página de produto.
  • Módulos que te Ajudam e Automatizam o Processo: Existem alguns módulos no mercado para as mais variadas plataformas que podem automatizar a criação de títulos e descrições exclusivos para buscadores, sem influenciar diretamente a visualização dos usuários da sua loja virtual e sem mudar o próprio nome do produto ou sua descrição visível aos compradores.

Clientes da Agência SOFT que contam com o serviço de Consultoria em SEO e Google AdWords (que eu te convido a conhecer, pois não cobramos taxa mensal fixa para nossos clientes) têm à sua disposição um módulo, integrado ao Magento SOFT pelo nosso time, que faz a geração dos títulos e descrições para buscadores automaticamente, melhorando a exibição de palavras-chave e evitando que você tenha que fazer o procedimento sozinho(a) manualmente.

  • Tenha um Sitemap em XML da sua loja virtual: Todas as grandes plataformas de e-commerce (o Magento SOFT é uma delas) faz a geração automática de um arquivo chamado sitemap.xml. Este arquivo orienta os robôs de busca do Google a encontrar e revisitar o conteúdo da sua loja virtual de acordo com a frequência de edição. Fale com a empresa que desenvolveu a sua loja virtual e informe que tem interesse na geração automática deste arquivo.

Há ainda dezenas ou até mesmo centenas de elementos que devem ser observados para que o SEO, ou melhor, a otimização da sua loja virtual para buscadores seja mais efetiva. No entanto esta lista contém um “dever de casa” para ser feito por você na sua loja virtual. Alguns outros elementos importantes que trataremos futuramente aqui nos artigos da SOFT são: Velocidade de acesso da sua loja virtual, compactação de conteúdo (cache), links de referência externa (link building), blog para e-commerce, dentre outros.

Importante: Se você busca apoio profissional de uma empresa capacitada para te atender, entender suas necessidades e otimizar o SEO da sua loja virtual, conte com a Agência SOFT! Nós temos um serviço de ponta e com um método de cobrança inovador que com certeza será importantíssimo para o seu e-commerce. Envie um e-mail para comercial@agenciasoft.com.br ou nos ligue no (11) 3230-1976.

Com a loja Otimizada para SEO, vamos partir agora para o próximo artigo: Entendendo melhor o Público-Alvo do seu E-commerce para vender mais

 

Créditos da imagem: https://searchengineland.com