Nem todos começam grande! Há quem crie o seu pequeno projeto e, aos poucos, ganhe mercado. É comum dizer que no mundo do e-commerce o sucesso está a poucos passos, mais especificamente ele se divide entre: Ter dinheiro para fazer os investimentos necessários, tantos quantos forem demandados ou, por outro lado, ter tempo e vontade de aprender e empreender. É neste segundo grupo de profissionais que focaremos este artigo com Os primeiros passos para uma loja virtual de sucesso!

A Ideia do Negócio

Pode parecer óbvio, mas um passo que é ignorado por muitos novos empreendedores é a ideia. E a ideia é fundamental para nvoas lojas virtuais, já que é o coração, o motivo de existência do negócio. Os consumidores dos dias atuais não aceitam comprar um produto apenas por tê-lo, é necessário criar-se uma experiência de compra, um motivo pelo qual o seu produto tem que ser comprado em detrimento do produto fornecido por um concorrente.

A ideia do porque empreender é fundamental. Mas lembre-se: O motivo pelo qual você decidiu empreender, montar a loja virtual e dominar o mundo não deve ser suficiente apenas para você, mas sim para cada um dos seus novos e possíveis consumidores.

O Planejamento

A luz apareceu a ideia floreceu. Ótimo! O próximo passo é levantar todas as informações necessárias para a criação da sua loja virtual. Quanto será necessário investir em tempo e dinheiro para iniciar as operações do negócio? O que farei logo após as primeiras vendas? Como farei para obter estas primeiras vendas? Qual plataforma será usada para atrair os consumidores? Qual é o público-alvo que eu vou atingir?

Estas são algumas das perguntas que deverão estar presentes no seu planejamento. É claro que a SOFT não iria te deixar na mão, por isso já te ajudamos com uma das perguntas: A plataforma. O Magento é a melhor plataforma existente no mercado e uma das mais utilizadas do mundo. É tão boa que recentemente o Ebay fez um aporte de capital, se tornando proprietário do Magento! Para te ajudar no seu planejamento, confira uma lista de funcionalidades para a sua loja virtual dos planos SOFT.

A Execução

Tudo preparado é o momento de montar a estrutura da sua loja virtual. A Agência (SOFT!) responsável pela criação da sua estrutura de e-commerce deverá entregar o projeto entre 15 ou 30 dias, dependendo do número de solicitações ou questões específicas do seu projeto. Durante o desenvolvimento da sua loja virtual, alguns fornecedores permitem o acesso à plataforma (a SOFT é um deles!). Aproveite este momento para conhecer a operação, simule algumas compras, veja todo o procedimento de trabalho técnico do e-commerce. Faça o cadastro de todos os seus produtos e categorias para que a loja virtual já esteja preparada no momento do seu lançamento!

Em paralelo, comece a aumentar a presença a sua nova marca nas redes sociais. É importante criar uma imagem presente e próxima dos futuros consumidores, não apenas com divulgações internas, promoções, descontos, mas sim conteúdo que esteja diretamente ligado ao tipo de produto que você venderá na loja. A atualização constante com conteúdo fará com que os curtidores da sua página ou seguidores valorizem o seu projeto não só pelos produtos, mas principalmente porque traz benefícios diretos (neste caso, informação importante!).

A Manutenção e o Crescimento

Com a loja publicada é o momento em que o trabalho verdadeiro começa! Todas as ações de marketing pensadas durante o planejamento devem ser colocadas em prática e a loja deve ser divulgada em todos os meios possíveis. Aproveite para fazer material impresso da sua loja virtual e distribuia para amigos, conhecidos, parentes, ou seja, faça com que a sua nova loja virtual esteja na boca – e nas mãos – da maior quantidade possível de pessoas.

Uma dávida do meio online é permitir mensurar cada acesso, cada venda, cada visualização de anúncio, por isso aproveite todo o potencial do Google AdWords, Facebook Ads, dentre outras plataformas de divulgação por meio de anúncio pago. Conte, sempre que necessário, com a assessoria de uma empresa ou profissional freelancer de sua confiança.

Quanto mais vendas forem feitas, menor será o valor do frete enviado (E-Sedex poderá ser contratado!), melhor será a sua negociação com os fornecedores, mais baratos ficarão os impressos e outros materiais gráficos, já que a quantidade solicitada aumentará, enfim, no começo pense em ter o máximo de giro de estoque possível!

Seguindo estes passos você terá um melhor controle sobre as etapas a serem seguidas para o desenvolvimento, lançamento e crescimento da sua loja virtual.