Se você é empreendedor ou empreendedora e possui um comércio físico, saiba que criar uma loja virtual pode ser um meio bastante interessante para incrementar as vendas da sua loja virtual. Além do Google demonstrar em seus resultados de buscas lojas ou sites que estejam na mesma região de pesquisa do usuário com melhor posicionamento, há um outro fator, comercial, que pode te ajudar a melhorar as vendas em sua loja física. O tema de hoje deste artigo é: Como ter uma loja virtual e incentivas as vendas da minha loja física?

A negociação com os fornecedores

Sabemos que o processo de negociação com os fornecedores, principalmente para a obtenção de descontos, possui dois fatores fundamentais: O prazo de pagamento e a condição de quantidade adquirida. É neste segundo ponto que focaremos neste artigo: Você pode utilizar a loja virtual como forma de incrementar a quantidade de vendas de determinados produtos, mesmo que diminuindo à sua menor margem de operações possível, para ter um fluxo maior de vendas e, em contrapartida, uma melhor negociação com os fornecedores.

Este processo gera ganho duplo, já que a loja virtual passará a ser mais conhecida, terá novas visitas e poderá gerar a venda de produtos que não estão trabalhando no mínimo de sua margem. Por outro lado, aumentará o fluxo de solicitações aos fornecedores e, em consequência, o barateamento do preço de compra. Deste modo, sem modificar o preço de venda do produto na loja virtual, a margem começará a aparecer!

Se você desejar potencializar ainda mais os resultados, basta também repassar a queda do preço para a sua operação online e, deste modo, aumentar ainda mais as vendas, que serão migradas de outras lojas virtuais em que o preço seja maior.

E como ficam as compras online para clientes da região da loja física?

Os clientes locais e fidelizados da loja física poderão conhecer a loja virtual, mesmo que uma divulgação não seja feita. Deste modo, ficará a critério do próprio consumidor ponderar se valerá à pena pagar o valor de frete de entrega ou se desejará comprar o produto fisicamente na loja.

O foco deste tipo de venda e, principalmente, do incremento da quantidade de produtos vendidos é exclusivamente virtual, para que faça com que a negociação como um todo da loja física seja mais atrativa.

Um outro ponto também que deve ser considerado é a própria divulgação indireta que a loja física terá regionalmente: Clientes poderão conhecer a loja através de buscas online e poderão preferir comprar o produto na loja física se assim preferirem.

Vale-se como dica: Na loja virtual, inclua a informação de que o preço praticado no meio online é exclusivo para aquele canal e a se a pessoa desejar uma cotação mais específica poderá ligar aos telefones da loja física.

O mais importante de todo o procedimento é que os benefícios são muito atrativos:

  • Aumento do fluxo de vendas
  • Melhoria na negociação com os fornecedores
  • Obtenção de novos clientes que não conheciam a loja anteriormente
  • Possibilidade de venda de produtos que não operam em margem mínima

E aí, que tal criar uma loja virtual para começar a incrementar as vendas da sua loja física?