Deseja criar a sua loja virtual e participar do grupo de empreendedores digitais, mas não quer investir todos os seus recursos apenas na plataforma? Isto é possível!

No artigo de hoje (que foi dividido em 5 postagens diferentes) vou abrir a minha bagagem destes últimos 8 anos no e-commerce brasileiro para compartilhar algumas dicas que tem sido aplicadas com sucesso em várias lojas virtuais que pude acompanhar.

Avaliação de Objetivos

É claro que quando pensamos na criação da nossa primeira loja virtual ou na otimização de uma loja que começou a dar os primeiros resultados temos em mente as melhores em seus mercados, como aAmazon, Zappos!, Americanas, e tantas outras, mas será que nosso orçamento está preparado neste momento para comportar tantas funcionalidades quanto as presentes nestas (e outras) lojas virtuais?

Sempre que cuido de um novo projeto aqui na SOFT eu recomendo aos lojistas: Pegue o orçamento disponível para a criação da sua plataforma de e-commerce, quebre-o em 2 e aí sim, estamos falando do orçamento real disponível para a contratação dos nossos serviços.

Isto é fundamental, afinal é comum no decorrer do desenvolvimento uma nova ideia surgir, uma recomendação de um parceiro, cliente ou familiar e, em muitos casos, é necessário que se pague um valor adicional por aquela configuração. Tendo um controle mais realista do investimento disponível fica fácil criar uma nova função (realmente demandada por alguém e não apenas prevendo uma possível demanda) no futuro.

Em resumo, siga o mantra: “Sonhe alto, mas com os pés no chão!“. Você pode ter um objetivo a ser atingido, como ter a melhor plataforma possível para os seus clientes, mas saiba que você pode ter muito mais sucesso tendo a princípio uma plataforma mais enxuta que, no decorrer do crescimento, aproveite o próprio capital gerado pelas vendas para pagar as melhorias!

Clique nos links abaixo para acessar o artigo completo.

Parte 1Nem tudo precisa ser automatizado na sua Loja Virtual
Parte 2Deixe funcionalidades não tão fundamentais para um segundo momento
Parte 3Otimize o estoque inicial do seu e-commerce
Parte 4Empenhe-se na expansão da marca da sua loja virtual (marketing)
Parte 5Pense em estratégias de preços para novos clientes no seu e-commerce

Segue a dica de um livro bem legal que expressa uma filosofia para o lançamento de projetos (lojas virtuais, marcas, empresas, sonhos, etc.) de forma enxuta, resumida, sendo otimizada de acordo com o andamento do projeto: A Startup Enxuta – Eric Ries.

Boa leitura e saiba que os seus comentários são muito bem-vindos!

Fonte da Imagem: http://www.pragmatismopolitico.com.br/