São várias as formas possíveis de um cliente chegar à sua loja virtual, não é mesmo? Uma das mais efetivas e que traz um melhor resultado em vendas é a Busca Orgânica, ou seja, alguém que procura por um produto no Google (ou Bing) e chega à sua loja virtual.

Há casos de clientes atendidos pela Agência SOFT nos últimos 9 anos em que a proporção de vendas através de clientes que chegaram via busca orgânica é até 800% maior do que clientes que acessam por mídia patrocinada, paga (Google Ads, Facebook Ads, Sites Parceiros, Comparadores de Preços, etc.).

Por este motivo, a Otimização para Buscadores, mais popularmente conhecida como SEO, é fundamental para a sua loja virtual.

O que é SEO?

O Google revolucionou o mercado de buscas nos anos 90 (principalmente nos Estados Unidos) e no começo do Século XXI no Brasil. Desbancou diretórios de buscas, como o Cadê, Achei e outros famosos em nosso país. A grande diferença do Google está no seu funcionamento.

Ao contrário dos diretórios, em que cadastrávamos os sites para serem listados e buscados, o Google faz uma navegação e seleção automática dos sites e lojas virtuais para inseri-los em seus resultados de buscas.

O SEO, ou Search Engine Optimization (Otimização para Buscadores) nada mais é do que a aplicação de técnicas, estratégias, a utilização de ferramentas e a otimização dos códigos / conteúdo / palavras-chave do seu site ou loja virtual para que sejam muito bem lidos e incentivem o Google a colocar as suas páginas nos melhores resultados de buscas.

Além destas otimizações, o Google também trabalha com o que chamamos de Link Building. Quanto mais sites / páginas incluírem links para a sua loja virtual ou site, mais bem posicionado estará o seu negócio nos resultados de busca do Google.

Uma empresa que lide com a Consultoria de SEO para Lojas Virtuais ou Sites poderá te ajudar, continuamente, a otimizar e acompanhar o posicionamento da sua empresa nos resultados de buscas do Google.

Diferença entre SEO e Ads

Aparecer nos resultados de busca orgânica do Google não tem custos. Na verdade, há os custos da agência de marketing digital que te atender para otimizar a sua loja virtual, no entanto não há custos a serem pagos ao Google.

Por outro lado, os famosos Ads, Advertising ou Anúncios no Google, estes devem ser pagos. Quando você trabalha com uma agência de marketing, pagará tanto à agência que administrará suas campanhas, quanto ao Google, através de créditos de anúncios que serão consumidos a cada clique ou visualização que o seu anúncio tiver.

A grande vantagem de ter uma loja virtual muito bem otimizada para SEO é não ter de pagar para aparecer nos resultados de busca do Google. Mas há um detalhe importante: Quando bem otimizada, a sua loja virtual começa a colher os primeiros frutos do trabalho de SEO após alguns meses. Então, trata-se de um investimento de médio prazo.

Dica: Encontre um(a) especialista em lojas virtuais

É comum agências oferecerem o serviço de Setup de SEO ou Consultoria de SEO no mercado. A minha recomendação com base nos meus mais de 15 anos de experiência em web é: Encontre uma empresa que seja especializada em e-commerce para te assessorar (a Agência SOFT é uma delas!).

O motivo é simples: O SEO enseja um conhecimento aprofundado sobre a plataforma que está por trás do seu e-commerce, ou seja, muitas configurações técnicas são feitas para otimizar a sua loja virtual. Quando você recorre a profissionais que não possuem vivência com o comércio eletrônico ou a sua plataforma, é muito comum haver ruído entre as solicitações feitas pelos especialistas de SEO e a empresa que cuida do seu e-commerce.

Você provavelmente ficará no meio de um “telefone-sem-fio” e uma solução que poderia ser implementada em algumas semanas, poderá levar vários meses a fio (se for implementada!).

Acompanhe os resultados, sempre!

Além de encontrar uma agência especializada, tenha certeza de que a sua loja virtual está conectada ao Google Analytics para acompanhar os resultados de vendas. Desta forma, você poderá saber qual o tipo de canal que mais traz clientes para a sua loja virtual.

É padrão na Agência SOFT integrarmos o Google Analytics nas lojas virtuais dos nossos clientes atendidos no serviço de SEO.

Se você já tem uma loja virtual e deseja trazê-la para a Consultoria de SEO ou o Setup de SEO da Agência SOFT, fale comigo, será um prazer te atender!

Crédito da imagem: searchenginejournal.com.