Estava ansioso(a) por este post, não é mesmo? Como prometi na quarta-feira (06/02), trouxe hoje a lista complementar com as 5 dicas finais para otimizar o Cadastro de Produtos da sua Loja Virtual.

Lembre-se que, adicionalmente ao Cadastro de Produtos, é fundamental que você tenha uma Loja Virtual bem configurada para que os produtos tenham um efeito ainda mais positivo em melhorar as vendas do seu e-commerce.

Vamos lá:

Dica 6: Mostre as Opções de Parcelamento

Sempre que possível, exiba todas as opções de parcelamento e pagamento na página do seu produto na loja virtual. Se você aceita parcelamento (com ou sem juros) ou se dá desconto no boleto bancário, deixe isto claro para os seus clientes e de forma bem visível.

Lojas virtuais que não exibem esta informação correm o risco de perder vendas sem saber. Lembre-se que o seu cliente está a 1 clique dos seus concorrentes.

Dica 7: Coloque Produtos Relacionados

Se a sua plataforma de e-commerce permitir o cadastro de Produtos Relacionados, faça-o imediatamente. Relacione produtos que têm relação (como: opções de cores, opções de tamanhos ou marcas complementares). Estes produtos servem para tirar a dúvida de um cliente sobre qual marca ou modelo escolher.

É possível também incluir recomendações de compra conjunta, que são fantásticas (desde que você demonstre ao cliente que ele terá um benefício ao comprar aqueles produtos). Se você vende um lápis, por exemplo, pode criar uma compra conjunta com uma borracha e oferecer 5% de desconto no pacote.

Há vários exemplos de compras conjuntas disponíveis, mas veja com a sua plataforma de e-commerce se ela suporta esta configuração.

Dica 8: Use a Venda Cruzada no Carrinho de Compras

Sabe a dica anterior sobre recomendações de compra conjunta? Pois então, muitas plataformas permitem que ela seja adicionada no carrinho de compras. Funciona como no supermercado: Quando estamos na fila do caixa, há aquelas gôndolas com guloseimas irresistíveis, não é mesmo? O funcionamento da Venda Cruzada no Carrinho de Compras é semelhante.

Ofereça ao seu cliente produtos complementares (aqui não é a hora de criar mais dúvida na cabeça do seu cliente) que possam ser comprados com um só clique, sendo adicionados automaticamente no carrinho de compras.

Dica 9: Deixe as Informações Claras aos seus Clientes

Se o produto que você está vendendo é feito sob encomenda e levará 20 dias úteis para ser produzido, deixe isto muito bem claro para os seus clientes. Se o seu produto é dropshipping e demorará para ser postado, deixe isto claro.

Basta que você inclua estes detalhes e informações na própria página do produto, independentemente da plataforma que você utiliza. Isto evitará demandas de pós-venda, reclamações, insatisfação, etc.

Dica 10: Preencha as ALT Tags nas Imagens

Muitas plataformas – o Magento é uma delas – permitem que você inclua uma descrição para as imagens dos seus produtos. Esta descrição é adicionada em uma tag, em um código chamado de ALT Tag. Esta ALT Tag é uma espécie de descrição em texto do que pode ser encontrado naquela imagem.

Recomendamos que você preencha todas as ALT Tags das imagens dos produtos de sua loja virtual com a inclusão de um descritivo resumido do que é aquele produto, finalizando com a marca e o nome de sua loja virtual.

Estas imagens poderão ser linkadas no Google Images (aumentando o peso de SEO de sua loja virtual), além de servir como descritivo em texto para os softwares que facilitam a navegação para deficientes visuais, pois estes programas fazem a leitura das ALT Tags das imagens para descrevê-las aos seus usuários.

Conclusão

Espero que com estas dicas (e as outras 5 publicadas anteriormente) você consiga atualizar os seus produtos e deixá-los ainda mais atrativos para os seus clientes na sua loja virtual.

Recomendo fortemente que você considere a possibilidade de fazer a Configuração e Otimização para Buscadores da sua Loja Virtual com a Agência SOFT. Este serviço é voltado para quem já tem loja virtual – ou está criando a sua – e deseja otimizar o posicionamento da sua loja virtual nos Resultados de Busca do Google.

Se você tiver alguma dúvida sobre este ou outros serviços, fale comigo.