Criei esta lista com as 10 principais dicas para otimizar o cadastro dos produtos da sua loja virtual. Anote-as e aplique-as à sua loja virtual ainda hoje!

Nesta primeira parte, mostro as 5 primeiras dicas para melhorar a exibição dos seus produtos na sua loja virtual, independentemente da sua plataforma!

Confira:

Dica 1: Uma boa Descrição

Você tem um desafio especial para criar a descrição do seu produto: Deve fazê-lo de uma forma que fique atrativo para os clientes e também para os buscadores. Dê a maior quantidade de detalhes possível sobre o produto e suas características (cor, tamanho, composição). Lembre-se de destacar também os diferenciais daquele produto e/ou os diferenciais da sua loja virtual.

Muitos clientes leem das descrições dos produtos, afinal uma compra virtual é diferente de uma compra presencial por não haver o contato com os produtos, não é mesmo?

Dica 2: Foco no Título do Produto

O título do produto é fundamental para os seus clientes e também para os buscadores, pois tem impacto direto no SEO da sua Loja Virtual. Se a marca do produto vendido é um diferencial, inclua-a no título do produto. Isto fará com que os clientes identifiquem-no facilmente nas listagens de produtos de sua loja virtual.

Tenha atenção especial também ao tamanho do título do produto para que não fique muito “cansado” no seu layout. Faça testes, de acordo com o Design da sua loja virtual, para descobrir o número máximo de caracteres aceitável. Quando falamos em títulos para SEO (title tags), o máximo de 60 caracteres é o ideal.

Dica 3: Use os atributos de filtragem da sua loja virtual

Algumas plataformas de e-commerce (a maioria) permitem que você crie atributos para o seu produto, como: Cor, tamanho, composição, fabricante, dentre outros. Faça a criação destes atributos e use-os em todos os produtos. Além de facilitar a navegação dos seus clientes, é muito bem visto pelos buscadores.

Dica 4: Boas fotos, em Alta Qualidade e Bem Detalhadas

Como disse anteriormente, a venda através da loja virtual tem as suas peculiaridades, afinal os clientes não podem ter os produtos em mãos para testá-los, senti-los. Desta maneira, você deve expressar nas fotos dos produtos o maior nível de detalhamento possível.

Tire fotos em todos os ângulos e com a máxima qualidade que a sua plataforma de e-commerce permitir. Se possível, faça vídeos dos produtos, coloque-os no Youtube e os inclua também junto aos produtos da sua loja virtual.

Faça o possível e o impossível para mostrar aos seus clientes todos os detalhes dos produtos que você vende pela internet.

Dica 5: Cadastro Preços Promocionais

Preços promocionais, aqueles que aparecem riscados e, a depender da sua plataforma de e-commerce, incluem um riboon “10% de desconto”, “15% de desconto” são fantásticos para atrair a atenção dos seus clientes. A melhor forma de cadastrar preços promocionais é incluir um tempo limite para a validade daquele preço promocional. Desta forma, você poderá incentivar uma compra antecipada por parte dos seus clientes.

Uma boa estratégia de preços promocionais é incluir na sua loja virtual os descontos dos produtos que você pode oferecer em relação a Marketplaces. Supondo que você venda um produto via Marketplace com uma taxa de 14% e no seu e-commerce consegue vender o mesmo produto a uma taxa (de pagamentos) de 4%, considere cadastrar o produto com o preço cheio, mas com 10% de desconto.

Continua…

Na próxima sexta-feira (08/02 – meu aniversário!) farei a publicação da segunda parte deste artigo, com as dicas 6 – 10 para otimizar a exibição dos seus produtos na sua loja virtual.

Não perca!